© Getty Images
5 maneiras de encontrar a alegria todos os dias

5 maneiras de encontrar a alegria todos os dias

Mais do que a felicidade, o poder da alegria pode fazer muito por nós e pelo nosso bem-estar. Descubra uma mão cheia de dicas simples para cultivar este sentimento ao longo da vida.

“Estar em minha casa, aproveitar o meu jardim, transformar o espaço com mobília… para mim, a alegria é estar ligada a outras pessoas e desfrutar das pequenas coisas“, exemplifica Ingrid Fetell Lee, autora do livro A Alegria das Pequenas Coisas (Arena).

Como encontrar esta alegria na sua vida, todos os dias? Primeiro, responda a estas perguntas que nos ensinam como ser feliz (são só 9, não custa nada!). Depois, siga estas cinco dicas da autora.

Conselhos para cultivar a alegria no dia a dia

A designer Ingrid Fetell Lee deixa alguns conselhos para ser feliz e alegre (há outros!). A também fundadora do blogue The Aesthetics of Joy gosta de se focar na alegria e nos momentos que a geram, mais do que na felicidade propriamente dita. Eis o que fazer.

1. Escreva um diário da alegria

“Na confusão do dia a dia, podemos esquecermo-nos daquilo que nos traz alegria, por isso, anote sempre que sorri e ri e o que está a fazer no momento. Depois, ao ler o que escreveu, voltará aos bons momentos e a lembrar-se do que a faz sentir-se bem.”

2. Dê cor à sua vida

“As cores brilhantes têm uma forte correlação com os sentimentos e emoções positivas. Adicione um pouco de cor à sua casa e até ao local de trabalho. Pode ser pintar uma porta ou pendurar uma obra de arte.”

3. Traga a brincadeira para a sua rotina

“Imite as crianças e brinque todos os dias.”

4. Leve a Natureza até si

“A Natureza é uma das nossas maiores fontes de alegria, por isso, passe tempo a desfrutar dela e da luz natural e leve-a para dentro de casa e do trabalho.” Aposte na decoração com plantas, por exemplo.

5. Faça uma lista de alegria

“Pense em tudo o que quer fazer, todos os sítios que quer visitar e programe esses momentos”.


Como costuma cultivar a alegria da sua vida? Conheça ainda os hábitos a evitar para ser mais feliz.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 228, junho de 2019
Mais sobre mente e emoções