*Todos os meses, a professora de meditação Rute Caldeira guia as leitoras da Saber Viver numa meditação exclusiva. É hora de fechar os olhos e deixar-se ir.
Se estás dentro de um espaço fechado, podes optar por acender uma vela e/ou um incenso natural de forma a sentires maior harmonia e tranquilidade. Sente que estás a preparar o teu templo para um momento de purificação e amor.
Antes de começares a fazer o que quer que seja, primeiro, tem a certeza de que estás totalmente confortável. Depois, fecha os olhos e observa o teu corpo, observa o estado da tua mente, sem qualquer julgamento, faz um pequeno check-up, percorrendo cada parte de ti – mente, emoções, corpo e espírito.
Oferece a ti mesma o silêncio e permite-te ver tudo o que ele tem para te mostrar.
Meditação a magia da gratidão
1. Mantendo os olhos fechados, começa agora a ligar-te à respiração… Sente o ar a entrar e o ar a sair do teu corpo. Inspira até não existir mais ar para entrar. Expira até não existir mais ar para sair. Sente a tua respiração, ouve a tua respiração.
Já paraste para pensar que a respiração é o que te mantém viva? Que se esse oxigénio que inspiras cessasse agora tu partirias? Torna-te então consciente de que a respiração te dá vida, te alimenta as células, o sangue, os órgãos, sente-a espalhar-se por todo o teu ser.
2. Sente e agradece-lhe por tudo o que faz por ti. Continua ligada ao ar que entra e sai e agradece-lhe com todo o teu coração, agradece a forma como o oxigénio te mantém viva a ti e a toda a natureza que te envolve.
Repete várias vezes seguidas: obrigada, obrigada… sou grata, sou grata, sou muito grata por poder respirar o ar que me dá vida.
E deixa essa gratidão começar a percorrer todo o teu corpo, tal como o oxigénio que está a alimentar a tua pele. Sente a gratidão transformar-se numa luz branca, uma luz que se expande e se espalha por todas as partes de ti.
3. Agora, começa a agradecer por todas as coisas magníficas que fazem parte da tua vida – pensa nas pessoas que amas, pensa na tua família, nos teus amigos, nos teus animais.
Deixa que o teu coração te lembre o quão abençoada és por teres pessoas que te acolhem, te amam e te fazem sentir suportada.
Pensa em cada uma dessas pessoas, sente cada uma delas e repete a cada ser que torna a tua vida um presente: obrigada, obrigada… sou grata, sou grata, sou muito grata por poder respirar o ar que me dá vida.
Sente essa gratidão crescer, sente essa luz branca tornar-se ainda mais forte, mais intensa. Permite que o teu corpo receba a vibração poderosa da infinita gratidão.
4. Liga-te agora ao planeta Terra, sente-te no centro do globo de forma a que possas ver à tua volta tudo o que este planeta te oferece de forma gratuita. De repente consegues ver tudo – todos os países sem fronteiras, todas os seres humanos sem haver raças, todos os animais, tudo.
Vê os mares, as cascatas, os rios, os lagos. Vê as diferentes espécies de árvores, as florestas, os jardins. Vê a chuva, o sol, a lua. Observa a grandiosidade que faz parte da vida. Tu és isto tudo, isto tudo és tu… Isto está à tua disposição todos os dias.
Observa, liga-te e depois sente a gratidão a crescer, dizendo: obrigada, obrigada… sou grata, sou grata, sou muito grata pela vida que me dás mãe Terra.
Sente essa gratidão crescer, sente essa luz branca tornar-se ainda mais forte, mais intensa. Permite que o teu corpo receba a vibração poderosa da infinita gratidão… Todo o teu corpo está preenchido por uma luz branca, uma luz que se espalha dentro e fora de ti.
5. Mantém-te nesse estado de gratidão, e fica. Silencia-te e deixa-te ficar, silencia-te e goza da magia da gratidão e dos lugares onde ela te pode levar.
Rute Caldeira é professora de meditação e ioga, palestrante, mestre em reiki, facilitadora de retiros espirituais, nacionais e internacionais, PNL practitioner e especialista em desenvolvimento espiritual. É autora dos livros Liberta-te de Pensamentos Tóxicos (2016), Simplifica a Tua Vida (2017) e O Poder da Meditação (2019). Pode acompanhá-la diariamente no Facebook, Instagram e Youtube.