*Todos os meses, a professora de meditação Rute Caldeira guia as leitoras da Saber Viver numa meditação exclusiva. É hora de fechar os olhos e deixar-se ir.
Sabemos que o stresse é um grande inimigo para o nosso sistema imunitário, por isso, há que acalmar a alma e oferecer ao corpo físico o que ele precisa para ficar resistente – tranquilidade, beber muita água, fazer uma hora de exercício por dia, escolher refeições saudáveis, ricas em vitaminas e minerais.
Como nesta altura estamos todos a preservar o bem comum, o ideal é ficar por casa e fazer este exercício mentalmente – crie na sua mente um espaço na natureza, que escolhe para fazer este exercício – a caminhada em atenção plena nunca será a mesma coisa, mas poderá ficar num estado de muita paz e serenidade através da imaginação.
Meditação caminhada mindfulness
Antes de dar início à sua caminhada silenciosa, feche os olhos e fique a respirar por uns momentos, totalmente embrenhada na respiração.
Fique completamente consciente, qualquer pensamento que surja, está atenta, viu-o, ouviu-o, mas não se identifica. Não o julga, não o segue, seja observadora, seja a sua própria testemunha.
Depois de se sentir completa e profundamente ligada a si mesma, abra os olhos, e até do abrir dos olhos toma consciência… E é neste estado de presença e de absoluta consciência que vai iniciar a sua caminhada, prometo que será um passeio inesquecível e revelador.
Começa a caminhada, mas faça-o vagarosamente, porque agora a ideia é que observe os seus passos. É uma criança que está pela primeira vez a caminhar, está a explorar os seus movimentos pela primeira vez, está a sentir a terra pela primeira vez…
Observe cada detalhe, cada movimento dos seus músculos, do seu corpo. Observe o chão que pisa e a sua textura, se for possível, faça isto descalça para poder sentir de forma profunda o local que pisa.
Estes próximos minutos serão para se ligar de forma totalmente presente aos seus primeiros passos, sim… Porque neste momento é uma criança que está a andar e a contemplar a capacidade de andar pela primeira vez. Mantenha a cabeça baixa, toda a sua atenção está no chão.
Agora erga a cabeça. Para além de estar presente no seu corpo, fique também presente no espaço que a envolve. Onde se encontra? Que cores fazem parte desse espaço? Que sons nascem a partir dele? Que cheiros?
Caminhe, vagarosamente, conscientemente, continue a caminhar e a explorar…
Os seus olhos estão a ver pela primeira vez, pare na imagem que a envolve…
Os seus ouvidos estão a ouvir pela primeira vez, pare nos sons que te rodeiam…
O seu nariz está a cheirar pela primeira vez, pare nos cheiros que lhe penetram a alma…
A sua pele está a sentir pela primeira vez, pare na brisa, nas folhas, no vento, no chão que a toca e no qual está a tocar…
Fique completamente presente no seu presente. Abrace tudo o que te está a envolver agora, tudo o que faz parte do seu aqui e agora.
Sinta o seu corpo… Sinta o seu corpo durante a caminhada, sinta o seu corpo durante a respiração, sinta o seu corpo a receber a energia da natureza… Sinta o seu corpo a abraçar a natureza… Fique. Explore. Acolha. Silencie-se.
Use todas estas indicações para se silenciar agora, continue a explorar esta caminhada sem a minha voz, fique apenas em tudo o que a envolve e em si. Deixe-se ir…
Lembre-se de que é uma criança a explorar o mundo pela primeira vez.
Rute Caldeira é professora de meditação e ioga, palestrante, mestre em reiki, facilitadora de retiros espirituais, nacionais e internacionais, PNL practitioner e especialista em desenvolvimento espiritual. É autora dos livros Liberta-te de Pensamentos Tóxicos (2016), Simplifica a Tua Vida (2017) e O Poder da Meditação (2019). Pode acompanhá-la diariamente no Facebook, Instagram e Youtube.