© GRAFISMO: SARA MARQUES/© rawpixel
O dia não está a correr bem? A solução pode ser o método “quatro quartos”

O dia não está a correr bem? A solução pode ser o método “quatro quartos”

Se sente que começar o dia da pior maneira é suficiente para que o resto das horas sejam infernais, então deve experimentar o novo método four quarters, que está a circular na rede social TikTok.

Por Jul. 28. 2022

O nosso dia pode começar logo a correr mal de manhã. É a água do duche que nunca mais aquece, o trânsito que não nos deixa chegar ao trabalho a horas ou o despertador que não tocou. Estes pequenos incidentes dão-nos logo a sensação de que o dia já está arruinado.

Acreditamos na ideia de que nos sentimos bem se a nossa manhã também começar bem, convencendo-nos a nós mesmas que se hoje foi um dia para esquecer, então o amanhã será melhor.

Mas e se começássemos a induzir as nossas doses de serotonina diárias durante a tarde? Ou, se a tarde também não estiver a correr como planeado, então a noite será uma ótima desculpa para “começar o dia” da melhor maneira. Quem sabe, podemos começar logo com uma atitude positiva na próxima hora. 

É isto que nos diz o método four quarters, que está a tornar-se viral na rede social TikTok. Não precisa de muitas ferramentas para passar a aplicá-lo no seu dia a dia, só mesmo a vontade de tornar o dia mais produtivo. Veja como.

Como funciona e quais os benefícios?

A técnica envolve a divisão do dia em quatro secções: a manhã (das 5h-às 9h), o final da manhã (das 10h-às 13h), a tarde (das 14h-às 18h) e, claro, a noite (das 19h em diante).

@rajpatelofficial7 You have a game to win. #fyp #foryoupage #selfimprovement #entrepreneur ♬ original sound – Ea

O objetivo passa por compartimentar o dia de modo a não termos apenas um começo, mas sim passarmos a abordar cada período como um novo início.

Deste modo, se o seu desempenho for inferior ou se alguma tragédia (designada por nós) acontecer num quarto do dia, pode usar os próximos três para iniciar um novo ciclo.

Isto vai acabar por ter também um impacto na sua produtividade e estado de espírito. O facto de se relembrar que o dia não acabou só porque falhou numa tarefa ou se esqueceu de algo muito importante, faz com que esteja pronta para enfrentar novas adversidades nas próximas horas ou fases do dia.

É bom que se distancie um pouco desse período mais negativo antes de passar para o próximo “quarto” do dia. Por exemplo, se algo correu mal logo de manhã, abstraia-se com um podcast, uma playlist ou uma caminhada de 10 minutos antes de voltar à ação. Quebrar os segmentos do dia definidos com algo tangível e concreto, acaba por ajudar a sua mente a fazer a transição cognitiva.

Produtividade ao mais alto nível

Utilizar a técnica dos quatro quartos para dividir o seu dia serve para ganhar uma perspetiva mais positiva não só para o próprio dia, mas para a vida. Em vez de pensar no seu dia a dia como uma maratona com um único objetivo, pode começar a imaginá-lo como pequenos sprints que tem de conquistar para passar à próxima fase.

No fundo, em vez de desistir durante um dia inteiro apenas porque fez um pequeno erro no trabalho, olhe para o futuro com outra perspetiva.

Não se preocupe se não conseguir ser bem-sucedida logo no primeiro momento após aplicar este método na sua rotina diária. É perfeitamente normal! É preciso treinar o cérebro antes de atingir o resultado pretendido.

Esta mudança mental significa que passamos menos tempo a fixar-nos nas partes do dia que correm pior e mais a aproveitar as horas que o dia nos oferece para darmos algo em troca. 

Mais sobre dicas