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O compromisso da Água de Luso com o planeta

O compromisso da Água de Luso com o planeta

Não há quem não conheça a Água de Luso, mas será que sabe o que a marca está a fazer para reduzir o seu impacto no ambiente? A sustentabilidade faz parte da sua essência e é uma área que está em constante desenvolvimento na empresa.

Ago. 3. 2023
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O caminho da sustentabilidade da Água de Luso tem várias estradas. Começa na procura de materiais que reduzam o impacto ambiental e que possuam uma maior reciclabilidade.

Passa também pela adoção de princípios de ecodesign e de medidas de redução do excesso de embalagem, sem esquecer a redução de PET e a promoção da utilização de embalagens reutilizáveis.

Tudo isto tendo em conta os princípios da economia circular tão necessária à sobrevivência do planeta.

“A Água de Luso tem investido, ao longo dos anos e de forma continuada, na melhoria dos seus materiais de embalagem, tendo em linha de conta a redução do seu impacto ambiental”, afirma Sara Ornelas, gestora de marketing de Águas e Refrigerantes na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas.

E continua: “Sempre com a garantia de qualidade e segurança, fatores de extrema importância para a marca”.

Proteger os recursos hídricos

Se pensarmos que a Água de Luso é uma água mineral natural, facilmente se percebe esta preocupação com a Terra desde a génese da marca.

Portanto não é de estranhar que a sustentabilidade na Luso passe também pela preservação do recurso hídrico e do ecossistema da sua origem – a serra do Bussaco.

Desde 2009, a marca estabeleceu uma parceria com a Fundação Luso e a Fundação Mata do Bussaco para contribuir para a preservação e conservação da Natureza e da biodiversidade. Os programas de reflorestação da Mata são um exemplo desse trabalho.

Cada vez mais, os consumidores estão mais atentos aos esforços das marcas e interessados em saber mais sobre as práticas e políticas de sustentabilidade da empresa, desde a obtenção da matéria-prima até ao produto final.

“A água é dos recursos mais preciosos e mais importantes que existem e, por isso, a sua preservação é uma prioridade para a Água de Luso. A proteção dos recursos hídricos e do ecossistema é uma das principais preocupações de marca, de forma a garantir que a água, considerada ‘puríssima’ não chega só às gerações atuais como futuras”, sublinha Sara Ornelas.

“Com mais de 170 anos de história, a Água de Luso que bebemos hoje permanece intocada, na sua pureza original e isenta de qualquer tratamento químico, até ser engarrafada”, continua a gestora de marketing de Águas e Refrigerantes na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas.

“Desde a queda das chuvas, a água é filtrada lentamente pela Serra, num processo minucioso que leva aproximadamente mil anos e acontece a centenas de metros de profundidade”, remata a responsável de marketing da marca.

Os passos rumo a uma produção e distribuição mais sustentável

Garrafa de vidro retornável

Quando a marca foi criada, há 170 anos, a embalagem escolhida para vender a Água de Luso foi a garrafa de vidro retornável, que ainda hoje é o maior investimento e prioridade da marca.

Os seus responsáveis acreditam que o futuro do consumo fora de casa passará cada vez mais pelo vidro reutilizável.

É uma opção em linha com a economia circular, uma vez que, após ser utilizada, é recolhida para ser higienizada, desinfetada e reutilizada. É reciclável e reutilizável.

Embalagens de plástico

Além de serem todas recicláveis, as embalagens de plástico Luso têm sofrido várias alterações desde 2005 com o objetivo de reduzir ao máximo possível o material usado com a ajuda do ecodesign.

Esses esforços representam já um total de 30 por cento de redução do PET utilizado, o que equivale a 900 toneladas poupadas.

Simultaneamente, conseguiu-se uma maior eficiência logística, quer da organização de armazém, quer do número de garrafas por palete e da redução de transporte associado.

Atualmente, estão a chegar ao mercado as embalagens com as novas cápsulas, que ficam anexas às garrafas, evitando assim que se percam no processo de reciclagem.

Números a fixar:

Ao redesenhar as garrafas PET de 50 centilitros, reduziu-se o seu peso em cerca de 32 toneladas de PET, face à garrafa anterior;

O ecodesign e redução de peso das embalagens também passa pelos seus componentes, sejam as cápsulas (redução de 70 toneladas, em comparação com o modelo anterior) e as pegas dos garrafões (redução de 23 toneladas, quando comparado com o anterior).

Ecopack

Pioneiro, este é o formato mais recente de Água de Luso e é a embalagem bandeira para o consumo em casa.

O Ecopack 10 litros é feito em cartão, proveniente de fontes responsáveis, certificado pela FSC (Forest Stewardship Council), e reciclável.

É muito funcional e até pode ser guardado no frigorifico. A torneira incorporada evita o desperdício de água e é ideal para refil de garrafas reutilizáveis.

Como é um formato de grande volume (10 litros, o maior do mercado), diminui ainda a proporção de quantidade de material de embalagem por unidade de consumo.

Números a fixar:

O Ecopack 10 litros permitiu uma redução de 60 por cento de plástico quando comparado com um garrafão de 5,4 litros, bem como maior eficiência logística e de transporte.

Uso de energias renováveis

Uma das fases do caminho para a redução de carbono, na unidade de engarrafamento da Água de Luso, passa, em primeiro lugar, por identificar onde podemos reduzir necessidades energéticas e, depois, por uma substituição das fontes de energia por energias renováveis.

Neste sentido, foi feito um investimento em painéis fotovoltaicos para a geração de energia solar.

Recentemente foi também instalada uma nova caldeira a vapor de seis toneladas/hora, um equipamento que contribui para o uso de energia renovável e de forma a garantir a produção energética necessária ao processo produtivo.

Números a fixar:

Atualmente na unidade de engarrafamento, existe uma instalação fotovoltaica com 3150 painéis para autoconsumo, o que equivale a redução de consumo previsto de 20 por cento do consumo energético. Com esta instalação, prevê-se a redução da emissão de 563 toneladas de CO2 por ano, igual à captação de CO2 por 26 mil árvores.

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