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12 ações solidárias para assinalar a luta contra o cancro da mama

12 ações solidárias para assinalar a luta contra o cancro da mama

No âmbito da iniciativa Outubro Rosa, são muitas as marcas que estão a angariar fundos para combater o cancro da mama, sem esquecer de apelar à prevenção e a deteção precoce desta doença.

Por Out. 19. 2023

Outubro é o mês da prevenção do cancro da mama e, durante este mês, são várias as marcas e associações que dão visibilidade a esta doença com as suas campanhas de solidariedade e de sensibilização. Convém lembrar que este tipo de tumor é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais frequente entre as mulheres.

Os últimos dados nacionais conhecidos são relativos a 2020, ano no qual foram diagnosticados cerca de sete mil novos casos e 1800 mulheres morreram desta doença.

Estas campanhas, além da angariação de fundos, pretendem despertar a prevenção e realçar a importância de um diagnóstico precoce.

Outubro Rosa: campanhas para a prevenção do cancro da mama

  • Sutiãs solidários

    Sutiãs solidários

    © Fotografia: Mário Príncipe; Maquilhagem: Andreia de Almeida; Cabelos: Esteeban

    A Intimissimi volta a apoiar a luta contra o cancro da mama durante o mês de outubro. A atriz e modelo Helena Costa foi o rosto escolhido para a campanha deste ano do Outubro Rosa, que tem como mensagem: “Estamos juntas!”. Com esta frase, a marca quer salientar a proximidade da Intimissimi com as mulheres. Esta campanha pretende manifestar um sentimento de perseverança e apoio a quem já passou por uma situação de superação pessoal. Por cada sutiã vendido, em qualquer loja do País e na loja online, a Intimissimi doará 2€ à Liga Portuguesa Contra o Cancro. Esta parceria já contribuiu para a aquisição de um mamógrafo, para a Liga, em 2021 e, em 2022, conseguiu angariar o valor total de 87.040€.

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  • Correr contra o cancro

    Correr contra o cancro

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    Como é habitual realiza-se no dia 22 de outubro, a Corrida Sempre Mulher que convida os participantes a correr ou a caminhar 5 km (21€) para a fazer a diferença na Luta Contra o Cancro. Só a corrida de competição (22€) é que é exclusiva para mulheres. Os fundos angariados revertem a favor da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, que se dedica ao diagnóstico precoce e presta cuidados de saúde.

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  • Exercício é tratamento

    Exercício é tratamento

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    No dia 21 de outubro, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e no dia 30, no IPO de Coimbra, profissionais de saúde e especialistas em exercício físico em doentes com cancro promovem uma aula para mulheres que têm ou tiveram cancro de mama. A Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) defende que o exercício físico devidamente supervisionado e individualizado deve ser incluído no plano de tratamentos para as pessoas com diagnóstico de cancro de mama, como um “medicamento”, a par de outras terapêuticas, como medicamentos, cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonoterapia e outras terapêuticas-alvo ou a imunoterapia. Para chamar a atenção para a importância do exercício em mulheres com cancro de mama a AICSO, através do programa ONCOMOVE, lançou a campanha Mais vida e em equilíbrio com o cancro da mama.

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  • Apoiar a investigação

    Apoiar a investigação

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    A ISDIN une-se pelo sexto ano consecutivo ao iMM-Laço Hub, um instituto de investigação dedicado a maximizar o apoio e a promoção à Investigação do Cancro da Mama. A marca de referência em fotoproteção e dermatologia desafia todas as pessoas a gravarem um pequeno vídeo, que explique de forma simples o passo-a-passo dos autoexames. Depois, a ISDIN irá publicar nas suas redes sociais (@isdinportugal) um vídeo final que pretende dar voz a todas as participantes. Por cada comentário no vídeo publicado no dia 19 de outubro, a ISDIN doará 1€ ao iMM Laço Hub. Além disso, a marca tem ainda uma campanha (até 31 de outubro) na qual por cada unidade vendida da gama ISDIN Woman, 1€ reverte para a mesma instituição.

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  • Aumentar a literacia

    Aumentar a literacia

    Viver com cancro da mama  é o mote da nova campanha promovida pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS), que decorre até dezembro. Focada não só no apoio e acompanhamento das mulheres durante toda a sua jornada, mas, sobretudo, na disponibilização de ferramentas que permitam uma melhor e mais correta interpretação de dados, conceitos e termos técnicos associados ao diagnóstico e à prevenção. Desta ação faz parte o podcast Viver com Cancro da Mama, composto por quatro episódios e conduzido pela locutora de rádio Joana Cruz, embaixadora da iniciativa desde 2021, e com a presença de vários médicos. Literacia em Saúde, Cancro da mama hereditário, Comunicação dos dados científicos e qualidade de vida e Prevenção serão os tópicos abordados. Será ainda lançado um guia dedicado às mulheres com esta doença que integra um dicionário de termos como Hibridização in situ por fluorescência (FISH); Imagiologia por ressonância magnética (IRM); Imunohistoquímica (IHQ); Tomografia por emissão de positrões (PET).

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  • Números a ter em conta

    Números a ter em conta

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    Segundo o Global Boob Census 2023, realizado pela Avon, 32% das mulheres não faz um exame mamário anual por um profissional de saúde e mais de 28% das que o fazem admite não o fazer há dois anos ou mais. Isto são apenas dois dados do inquérito que revelam que muito há para fazer quando o tema é o cancro da mama. A par deste relatório a marca, que está há mais de 30 anos empenhada nesta luta, encoraja neste Mês de Consciencialização do Cancro da Mama, a sua comunidade a Sentir o #BoobLove, verificando o seu corpo como parte da sua rotina mensal, reconhecendo o que é normal para si, para que seja mais fácil detetar quaisquer alterações que possam estar ligadas ao cancro. Em Portugal, desde 2004, a Avon ofereceu sete mamógrafos digitais a diferentes hospitais públicos de todo o país e em 2016, um mamógrafo digital móvel, ao Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e doou mais de 198 mil euros à instituição.

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  • Coleção especial

    Coleção especial

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    A Kiabi associa-se mais uma vez à Liga Portuguesa Contra o Cancro, na campanha Outubro Rosa. A marca pretende que todas as mulheres tenham o prazer de vestir uma lingerie sensual e confortável, fazendo-as sentirem-se bonitas e valorizadas. Assim, a marca desenvolveu em parceria com algumas mulheres que estão a passar pela luta contra o cancro da mama, uma coleção de lingerie concebida especialmente para simplificar o uso de roupa interior após uma operação. São disso exemplo a abertura na frente do soutien e a escolha da suavidade do algodão para as peças. A Kiabi lançou, ainda, uma coleção que visa celebrar o empoderamento feminino através peças cor-de-rosa com mensagens positivas, motivacionais e reais. Na compra de um produto, a Kiabi doa 1€  àLiga Portuguesa Contra o Cancro, durante todo o mês de outubro.

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  • Vestidos de rosa 

    Vestidos de rosa 

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    A Delta Air Lines vestiu-se de cor-de-rosa para angariar fundos para a organização sem fins lucrativos Breast Cancer Research Foundation (BCRF), um apoio que já vem desde 2005 e que já angariou mais de 24 milhões de dólares. Nos quatro mil voos diários, os colaboradores da companhia aérea norte-americana estão a usar uniformes cor-de-rosa, é servida limonada rosa especial a bordo e estão à venda artigos de merchandise com a mesma cor, incluindo chapéus, lenços e t-shirts, com todos os lucros a reverterem para a BCRF. Os clientes podem fazer um donativo para a causa, se assim preferirem.

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  • Atoalhados rosa

    Atoalhados rosa

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    Pelo terceiro ano consecutivo e até ao fim de outubro, a Torres Novas doará 20% do valor das vendas de todos os artigos cor-de-rosa, das coleções de roupa de banho e cama, à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM), que presta, de forma gratuita, tratamentos de fisioterapia a utentes em status pós cirurgia ao cancro da mama e reconstrução mamária, além de promover a prevenção deste tipo de cancro e a importância de um diagnóstico precoce. A doação é válida para compras no site e no seu Showroom no Restelo.

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  • Nova coleção

    Nova coleção

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    Pelo sexto ano consecutivo, a Mango lança a coleção solidária para apoiar a investigação oncológica da Fundação FERO. Este ano, a coleção destina-se a mulheres que foram submetidas a uma mastectomia e é composta por dois soutiens macios com abertura frontal e um conjunto de casaco e calças, uma t-shirt, um tote bag e uns chinelos. Estão disponíveis online e em lojas selecionadas.

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  • Luta rosa

    Luta rosa

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    O AXN White, pelo quarto ano consecutivo, lança a iniciativa Luta Rosa, Pensa Rosa. Este ano, pretende sensibilizar e alertar a população portuguesa para a importância deste tema. O objetivo é promover a sua prevenção e diagnóstico atempadamente. Ainda com o objetivo de homenagear todos aqueles que já passaram por esta luta, a marca inaugura a escultura The Time is Now, na entrada principal do El Corte Inglés de Lisboa. Chama-se The Time is Now, e foi feita por Mariana Gillot.

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  • Doar para ajudar

    Doar para ajudar

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    A Semana da Mama 2023, campanha de sensibilização para o cancro da mama promovida pelo iMM-Laço Hub, tem como objetivo informar e alertar a sociedade para este tema, de uma forma direta e criativa. “De 24 a 30 de outubro todos os caminhos vão dar à Alameda da Universidade, em Lisboa. Pretende-se que este espaço, duas tendas em forma de mamas, esteja aberto a todos os que queiram participar, ouvir, debater e contribuir para este tema que se estima que possa afetar 1 em cada 8 mulheres, em Portugal”, explica Maria Manuel Mota, Diretora Executiva do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM). A inauguração, dia 24 de outubro, às 17h30, contará com a participação de Selma Uamusse e, no dia seguinte, e todas as manhãs até dia 30 de outubro, uma das tendas estará reservada a recolhas para o Biobanco-iMM CAML. Aqui, qualquer adulto que queira doar uma amostra de sangue, estará a contribuir para a investigação científica na descoberta de respostas a várias doenças.

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