Começo este meu artigo a desafiá-la: tem consciência de todos os seus hábitos? Conhece qual o impacto que cada um dos comportamentos que repete regularmente tem na sua vida?
Os nossos hábitos, ou seja, o que fazemos de forma regular e muitas vezes automaticamente, têm um impacto enorme no nosso dia a dia, e consequentemente na nossa vida e no nosso futuro.
Daí ser tão importante esta tomada de consciência, conhecer os nossos hábitos e o seu impacto, para que possamos escolher qual o próximo passo, ou seja, que comportamentos eliminar e substituir, que comportamentos reforçar e que comportamentos implementar.
Não nos podemos esquecer que os hábitos têm um carácter facilitador, pois à medida que os adotamos, fazem com que a atividade do cérebro diminua, permitindo-nos uma economia de esforços, maior facilidade no dia a dia, mais felicidade e também margem para nos podermos dedicar a outras atividades.
Portanto, se não quer viver uma vida medíocre, se quer evoluir diariamente e viver a melhor vida possível, os seus hábitos são fundamentais, pois são eles que a vão permitir crescer, melhorar, aperfeiçoar e aumentar todo o seu potencial.
Um hábito é um comportamento repetido o número de vezes suficientes para se tornar automático. Não é possível criar um hábito sem ter um comportamento associado, mas atenção, nem todos os comportamentos se transformam em hábitos se não forem repetidos o número de vezes suficientes.
Mais uma vez, o nosso foco tem de estar nos nossos comportamentos se quisermos dar um upgrade à nossa vida.
Hábitos que nos ajudam a viver a melhor vida possível
- Dormir o suficiente;
- Descansar;
- Adotar uma alimentação saudável;
- Fazer exercício;
- Ser organizado;
- Adquirir conhecimento;
- Cultivar relações saudáveis.
Estes são só alguns exemplos de hábitos que podem aumentar o seu potencial e ajudá-la na caminhada para uma vida extraordinária.
Como implementar no dia a dia
Para implementarmos os hábitos que nos vão ajudar proponho a seguinte metodologia minimalista (com foco no que é essencial):
1. Procure o seu porquê;
2. Implemente um hábito de cada vez;
3. Estabeleça um objetivo individual;
4. Comprometa-se com o mesmo;
5. Comece pequeno;
6. Divida em pequenas ações diárias (simples, fáceis, evidentes, atrativas e gratificantes);
7. Implemente as ações diárias;
8. Registe e monitorize o progresso;
9. Não desista (pelo menos 30 dias).
Os seus hábitos são comportamentos repetidos e os seus comportamentos são escolhas!
“Escolher é o seu maior superpoder”.
Cláudia Ganhão é autora e produtora de conteúdos nas áreas do minimalismo e sustentabilidade. Depois de quase 14 anos na Indústria Farmacêutica, encontra-se num período dedicado à família e ao seu desenvolvimento pessoal. Aos poucos mudou a sua forma de estar na vida, e adotou um estilo de vida minimalista, mais simples, consciente e sustentável. Pode segui-la no Instagram e Facebook.