Bem-estar

Como prevenir picadas de mosquito e outros insetos

Chegou a altura do ano em que a presença de insetos passa a ser um grande incómodo. Saiba como proteger-se e dizer adeus às picadas de mosquito.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Como prevenir picadas de mosquito e outros insetos Como prevenir picadas de mosquito e outros insetos
© Shutterstock
Marta Rebelo da Silva
Escrito por
Jul. 06, 2021

O verão é uma das alturas mais maravilhosas do ano: é quando tiramos férias, juntamos os amigos para almoçaradas no exterior, passamos dias na praia… Mas nem tudo é um mar de rosas, pois é também nesta época do ano que as melgas – cujas picadas nos provocam imensa (e irritante) comichão e, em alguns casos, pode inclusive ser acompanhada de inchaço, vermelhidão e dor ou ainda, resultar numa reação alérgica mais grave -, atacam.

Com mais ou menos tendência para ser atacada, já toda a gente foi picada por insetos, certo? Este fenómeno está diretamente relacionado com o nosso odor corporal. Quem o diz é James Logan, especialista em artrópodes e chefe de controlo de doenças da London School of Hygiene & Tropical Medicine.

Em entrevista ao The Cut, o especialista explica que “cerca de 10% das pessoas são mordidas com pouca frequência, isto porque o nosso corpo produz repelentes naturais que são encontrados no nosso suor. Os compostos que repelem insetos pertencem às classes químicas aldeídos e cetonas, e as pessoas que não são mordidas produzem esses produtos químicos em quantidades maiores do que aquelas que são mordidas. O que ainda não se sabe é onde é que os compostos são produzidos – pode ser pelas células da pele, bactérias que vivem na pele ou outra coisa.”

Logo, se costuma ser picada por insetos, o seu corpo, provavelmente, não deve produzir os tais repelentes naturais. Assim sendo, convém encontrar outras soluções, e nós dizemos-lhe quais.

Como prevenir picadas de mosquito

Use repelente

Os repelentes são aliados imprescindíveis no combate às picadas de insetos, pois embora não os matem, evitam que estes se aproximem.

Existem diferentes repelentes para satisfazer todos os gostos, entre eles estão: a pulseira, adesivo, solução tópica, toalhitas, roll-on, spray, stick, gel, creme e loção corporal.

Há ainda disponíveis no mercado dispositivos eletrónicos que os afasta através de ultrassom (frequência sonora que incomoda o parasita).

Acenda uma vela de citronela

O aroma da citronela afasta os mosquitos naturalmente, por isso, acender uma destas velas pode ser a solução para uma noite tranquila. Pode, ainda, plantar citronela no seu quintal ou comprar um óleo essencial de citronela e colocar nas lâmpadas da casa, para que o calor produzido liberte este aroma, afastando os mosquitos.

Use roupas largas

Usar roupa que cubra a maior parte da sua pele é um bom truque. No entanto, se o tecido for fino, o ferrão do inseto pode acabar por atingi-la na mesma.

Evite estar ao ar livre nas horas mais críticas

O amanhecer e o entardecer são as alturas do dia em que há maior concentração de insetos, por isso, evite sair durante esse horário, assim como andar em locais com muita vegetação e próximos de rios, lagos ou barragens.

Não os deixe entrar em sua casa

Use redes nas portas e janelas se as tiver abertas. À noite, não tenha janelas e portas abertas com as luzes ligadas, já que eles são atraídos pela luz. Para as horas da refeição e sono, pode ainda utilizar mosquiteiros.

Como tratar picadas de mosquito

Se, mesmo tomando todas as precauções, for picada, evite tocar na zona afetada ou coçar.

Lave com água fria e coloque uma pedra de gelo no local exato da picada. É recomendada a toma de anti-histamínico para acalmar a comichão intensa.

Embora seja raro, uma mordida pode infetar, sobretudo se furar a pele com a unha. Por isso, tente não mexer.

Fontes: The Cut.

Últimos