Notificações, e-mails, grupos do WhatsApp, conta do Instagram, conta do Facebook… Já parou para pensar quanto tempo é que dispensa para fazer a gestão disto tudo? E a sua disponibilidade mental? Será que tem a necessária? Ou está tão embrenhada num ritmo alucinante, entre notificações, mensagens e chamadas, que nem consegue perceber?
O telemóvel, por exemplo, está tão presente na nossa vida que quase que poderíamos dizer que é um novo membro do nosso corpo (leia a experiência na primeira pessoa de ficar longe do telemóvel, durante um mês). Basta percorrer a App store ou a Google play para encontrar milhares de aplicações que prometem resolver as nossas necessidades diárias, desde as nossas finanças pessoais até à nossa autoestima.
Sim, é verdade que a tecnologia nos facilita a vida. Mas quando não é utilizada de uma forma consciente, é muitas vezes apontada como a principal culpada para a falta de descanso. Está cansada de ecrãs e deseja fazer uma pausa? Existem muitos motivos e vantagens para fazer um detox digital.
Saiba como manter uma relação saudável com o meio digital, ao longo da semana.
Desintoxicação digital em 7 dias
Segunda-feira
Desligue notificações push do telemóvel, do tablet e do portátil.
Terça-feira
Cancele subscrições de lista de e-mails redundantes.
Quarta-feira
Configure as suas aplicações de correio eletrónico para apenas procurar novos e-mails manualmente; tire os e-mails (pelo menos os do trabalho) do telemóvel.
Quinta-feira
Crie uma caixa de aparelhos eletrónicos para as horas das refeições – têm de ir lá para dentro antes de se sentar à mesa.
Sexta-feira
Pondere desativar a caixa de correio eletrónico do smartphone até segunda-feira de manhã.
Sábado
Defina dois períodos de uma hora para andar sem aparelhos eletrónicos; veja se consegue desfrutar de alguns momentos sem os publicar nas redes sociais.
Domingo
Dia sem ecrãs. Viva o dia inteiro offline.
Fonte: O Plano dos 4 Pilares para uma Vida Longa e Saudável, Rangan Chatrjee, Lua de Papel.
Leia ainda a experiência de ficar desconectada das redes sociais na primeira pessoa.