Muito se tem falado no aloe vera (ou aloé vera) e nas suas alegadas propriedades curativas. Hoje em dia, pode ser encontrado em diversos formatos na cosmética, alimentação e medicina natural. Neste guia completo, explicamos-lhe as origens da planta, os benefícios e as suas diferentes formas de utilização.
A origem da planta ‘milagrosa’
Em 1862, George Ebers foi o primeiro a descobrir o uso do aloe vera. Desde aí, a planta tem vindo a ser utilizada pelas suas características medicinais e muitos foram os povos que o utilizaram.
• Nome botânico: Aloe Barbadensis Miller
• Faz parte da família Liliaceae
• Aloe vem da palavra árabe “alloeh”, que significa substância amarga e brilhante, e Vera significa verdade em latim.
O Aloé Arborescens (folha estreita pontiaguda de flor cor de rosa) e o Aloé Barbadensis (folha larga e pontiaguda de flor amarelada) são duas variedades cujo gel, contido dentro das folhas, pode ser utilizado para fins medicinais.
Nos últimos anos, o uso do aloe vera na formulação de produtos alimentares tem crescido consideravelmente e tem sido cada vez mais utilizado na indústria das bebidas. Os sumos têm sido uma das últimas grandes tendências.
Como planta suculenta, o aloe vera tem uma grande capacidade de armazenar água nas suas folhas e produzir substâncias para uso medicinal: o gel e o latex.
Para além do gel e do latex, podemos encontrar o aloe vera em três formas: concentrada, pó e em cápsulas.
Benefícios do aloe vera
Grande parte do aloe vera é composto por água, mas também possui uma quantidade significativa de vitaminas e minerais essenciais.
Estima-se que contenha no seu gel mais de 200 substâncias ativas e, destas, as mais abundantes são os polissacarídeos. Acredita-se que esta substância tenha propriedades antivirais, aliviem problemas gastrointestinais e estimulem o sistema imunológico.
Apesar disto, é importante referir que há algumas indicações de eficácia do aloe vera que carecem de sustentação científica.
1. Previne sinais de envelhecimento da pele
O aloe vera possui propriedades adstringentes, antibacterianas e hidratantes que, ao serem aplicadas sobre a pele, favorecem a sua regeneração. O gel armazenado nas folhas contém glicoproteínas e polissacarídeos que estimulam a regeneração e a reparação cutânea.
2. Hidrata a pele e o cabelo
A sua rica composição em minerais e vitaminas ajuda a pele a manter-se hidratada e promove o crescimento capilar. Para além de revitalizar, o aloe vera pode ajudar a evitar as cicatrizes inestéticas e as estrias. Também pode ser utilizado no cuidado das unhas.
3. Reduz a acne e ajuda a eliminar manchas
Tem efeitos poderosos na pele oleosa e com problemas de acne, eliminando as impurezas próprias da pele e reduzindo manchas.
4. Ajuda nas queimaduras solares
Lembra-se de quando espalhou gel aloe vera depois de apanhar um escaldão? Não há sensação mais refrescante. Pelo seu efeito calmante, a planta alivia eficazmente queimaduras, tanto solares como outras. Também é eficaz a proteger a pele antes da exposição solar.
5. É um poderoso anti-inflamatório e antifúngico
Os ácidos gordos presentes na planta ajudam no combate à inflamação em várias partes do corpo. É um excelente cicatrizante e anti-inflamatório, o que o torna eficaz contra feridas externas e picadas de insetos, pequenos cortes e hematomas.
Em 2016, foi estudada a eficácia do aloe vera no tratamento de herpes labial e outras inflamações, podendo também ser utilizado como agente antifúngico com segurança.
6. Facilita a digestão e limpa os intestinos
O aloe vera possui vitaminas C, E, B e minerais que ajudam na digestão. O sumo de aloe vera, uma das grandes tendências, ajuda na eliminação das toxinas do corpo.
Em Alimentos Milagrosos (Pergaminho, 2019), Anthony William, apelidado de “médico médium”, refere que o aloe vera é composto por “mais de 70 oligoelementos agrupados em compostos medicinais não descobertos”. Estes trabalham em conjunto com o fitoquímico aloína para acalmar a inflamação do intestino, fazendo desta planta uma grande ajuda nos casos de síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e colite.
7. Reduz o colesterol e o nível de açúcares
Um estudo norte-americano mostrou que pessoas com diabetes tipo 2 que bebaram duas colheres de sopa de sumo de aloe vera todos os dias, durante duas semanas, conseguiram baixar os níveis de açúcar no sangue. Devido ao seu elevado teor de fibras e a presença de polissacáridos e glicoproteínas, permite uma melhor utilização da glicose no corpo.
Além disso, é uma rica fonte de vitamina C que fortalece as artérias e as veias, reduzindo a pressão arterial.
8. Melhora a saúde bucal
De acordo com um estudo realizado pelo Journal of Clinical and Diagnostic Research em 2014, os benefícios do aloe vera na odontologia são numerosos. Possui propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias, que ajudam no fortalecimento dos dentes e gengivas, reduzindo a inflamação gengival e a dor associada.
9. É uma forma de manter os alimentos frescos
Foi descoberto que quando o gel de aloe vera é aplicado na parte externa de tomates, ajuda a manter a sua qualidade e frescura e impede o crescimento de certas bactérias.
3 Dicas para tirar o melhor partido do aloe vera
Olhe para o rótulo!
Há muitos produtos alimentares que dizem ser ricos em aloe vera, mas muitos deles não contêm quase nenhum ingrediente ativo. Deve estar atenta ao selo do International Aloe Science Council, uma organização ativa desde os anos 80. Se vir o selo, a qualidade e a pureza do produto foram testadas e confirmadas.
Fresco e ao natural
Se optar por adquirir uma planta de aloe vera, pode fazer a extração do gel em casa. De acordo com Anthony William, em Alimentos Milagrosos, “é possível encontrar folhas grandes de aloé para uso culinário em muitos supermercados. Quando levar uma para casa, corte um pedaço de 10 cm do meio da folha (descarte a base e a ponta) e divida-o em fatias grossas, remova-lhes a pele verde e retire-lhes o interior gelatinoso e transparente. Pode comer o gel de aloé simples, misturá-lo com água ou adicioná-la aos seus smoothies”.
O seu cão ou gato também agradecem
“Para quem tem animais de estimação, o gel de aloé fresco da planta (ou seja, não processado e sem conservantes) é ótimo para aplicar externamente em arranhões, picadas de carrapatos e pulgas, assim como zonas com falta de pelo.”, refere Anthony William no seu livro.
Diferentes utilizações do aloe vera
O aloe vera é muito mais do que um aliado da pele e do cabelo. Aqui estão 11 produtos, mais e menos comuns, onde pode encontrar esta planta como ingrediente principal.
Efeitos colaterais e cuidados a ter
Quando ingerido em demasia, o latex do aloe vera pode ser perigoso, podendo causar cãibras e diarreia e outros problemas mais graves, como danos nos rins.
Além disso, é importante referir que as mulheres grávidas ou que estejam a amamentar não devem usar a parte exterior da planta como tratamento.
Ficou com vontade de experimentar algumas destas sugestões? Não é segredo para ninguém que devemos ter cuidados especiais com a nossa pele, aprenda a hidratar a sua no inverno!