Bem-estar

Portugal a Meditar: o evento que quer mostrar os benefícios da meditação ao País

É já em março que irá ser posto em prática o projeto de Rute Caldeira, instrutora de ioga, que tem como objetivo fazer com que homens e mulheres sintam os benefícios desta prática milenar. Quer participar? Saiba como.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Portugal a Meditar: o evento que quer mostrar os benefícios da meditação ao País Portugal a Meditar: o evento que quer mostrar os benefícios da meditação ao País
© D.R.
Marta Chaves
Escrito por
Mar. 02, 2021

A ideia seria levar a meditação e o ioga em digressão pelos vários pontos do País, mas, infelizmente, a pandemia adiou os planos deste projeto pronto a surgir. Ainda assim, isto não travou Rute Caldeira, instrutora de ioga e professora de meditação, de avançar com o Portugal a Meditar, um movimento que quer dar ferramentas aos portugueses para incluírem esta prática no dia a dia e sentirem os seus benefícios (tanto físicos, como mentais).

“São cada vez mais as pessoas que me procuram, que pedem ajuda devido ao excesso de medo, ansiedade, ataques de pânico, entre outros problemas. Tenho por isso, dentro de mim, um grande sentido de urgência em espalhar a meditação pelo mundo, ensinando como é que estas práticas ativam o nosso sistema nervoso parassimpático, reduzem as nossas ondas cerebrais, alinham o nosso ritmo cardíaco, promovem um sangue alcalino, fortalecendo assim de forma incrível o nosso sistema imunitário”, refere Rute Caldeira.

O projeto arranca a 15 de março e dura até dia 21, decorrendo das 7h30 às 8h aos dias de semana e das 9h30 às 10h aos fins de semana. O Portugal a Meditar pretende acabar com os estigmas associados à meditação, que muitas vezes levam a acreditar que esta prática é só para algumas pessoas, que requer muito tempo e que é demasiado difícil de atingir.

Para quebrar alguns destes tabus, o evento irá receber convidados especiais que se juntarão a muitas das sessões de meditação.

As embaixadoras

Fátima Lopes e Cuca Roseta são as madrinhas no evento em que também elas vão participar, ao lado de Rute Caldeira, nas sessões diárias de 30 minutos de meditação. Além disso, os participantes poderão contar com a atuação da fadista no solstício de primavera, a 20 de março, e, no último dia, a apresentadora vai participar na palestra sobre a Importância da Meditação para a Saúde Mental.

Esta ação irá contar com outros embaixadores, alguns deles figuras públicas, mas também você poderá fazer parte do movimento. Se quiser tornar-se embaixadora, faça uma destas ações: grave um vídeo para as suas redes sociais a convidar os seus seguidores a participarem também no evento; partilhe o vídeo de apresentação de Rute Caldeira explicando que é embaixadora do movimento e que estará com a instrutora a fazer as meditações diárias; ou, ao longo dos sete dias, faça alguns stories a mostrar a experiência.

Não se esqueça de colocar o hashtag #portugalameditar, o hashtag da cidade em que se encontra, por exemplo #bragaameditar, e identifique Rute Caldeira (@umadietaespiritual), para que a instrutora possa partilhar as suas publicações.

Para participar no Portugal a Meditar inscreva-se neste link.

Últimos