Foi quando engravidou da sua primeira filha, em 2021, que Kenza Keller, ex-diretora de marketing da Byredo, teve a ideia de criar a talm, uma marca francesa de cuidados de pele que apoia as mulheres antes, durante e após a gravidez.
Segundo Keller, “esta fase traz consigo muitas dúvidas e preocupações sobre as mudanças que ocorrem no nosso corpo”.
“Quando estava grávida, tive imensas dificuldades em encontrar cosméticos que fossem realmente reconfortantes. Ao mesmo tempo, queria mimar-me e ter produtos que ficassem bem na prateleira da minha casa de banho”, conta.
E completa: “Foi assim que nasceu a talm, de uma vontade de conciliar tudo isto: segurança, eficiência e produtos bonitos que respeitam o ambiente!”.
Com bestsellers como o mega oil, indicado para o tratamento das estrias, e o mega hair, que diminui a queda de cabelo típica do pós-parto, as texturas, aromas e criatividade de Keller conquistaram os fundadores da Caudalie, Mathilde e Bertrand Thomas, que, no início deste ano, decidiram investir na talm – um sinal claro de que os cuidados de beleza específicos para usar na gravidez estão na mira, não só das consumidoras, mas também dos representantes de marcas de beleza incontornáveis.
Não foi só em França que a atenção para este tipo de cosméticos despertou. Na Austrália, a conhecida cadeia de lojas Mecca criou uma nova categoria de beleza pré-natal e pós-natal e a marca Mammae está a repensar a beleza na gravidez com uma linha eco luxuosa para o bem-estar e cuidados com o corpo nesta fase tão importante.
Já na Nova Zelândia, a Pure Mama está a conquistar o mercado com o seu Belly Oil.
Mas por que estará esta categoria a crescer? Nós temos várias teorias e partilhamo-las consigo, nos próximos parágrafos.
Produtos de beleza para gravidez em ascensão: porquê?
Tendências ecológicas e naturais
Muitos consumidores, incluindo as grávidas, estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental dos produtos que utilizam.
Assim, é natural que marcas como a Mammae, mencionada anteriormente, estejam a capitalizar a tendência dos produtos ecológicos e naturais, que estão alinhados com os valores de muitos consumidores.
Fórmulas avançadas
Os avanços nas formulações e ingredientes dos cuidados de pele permitem às marcas de cosmética desenvolver produtos eficazes e seguros tanto para grávidas, como para mães a amamentar.
Uma questão de consciência
Existe uma crescente consciencialização entre as futuras mães e as mães recentes acerca das mudanças que os seus corpos atravessam durante a gravidez e o pós-parto.
Estão mais informadas sobre as necessidades específicas de cuidados com a pele e as preocupações associadas a este período.
Demanda dos consumidores
À medida que a consciencialização aumenta, também cresce a procura de produtos que atendam a essas necessidades específicas.
Assim sendo, as mulheres procuram ativamente cosméticos e produtos indicados para as estrias, a pele seca ou as alterações hormonais.
Impulso das redes sociais
Com o advento das redes sociais, as pessoas partilham as suas experiências e recomendações de produtos
mais facilmente.
Avaliações positivas e testemunhos de outras grávidas podem influenciar as decisões de compra e contribuir para o crescimento da tendência.
Foco na saúde e no autocuidado
A gravidez é um período em que muitas mulheres se tornam mais conscientes da saúde e se focam no autocuidado, e os cuidados com a pele são parte integrante do selfcare.
Antes, agora e depois
Além dos produtos icónicos e com eficácia comprovada para usar antes, durante e após a gravidez, começam agora a surgir cosméticos mais luxuosos, sensoriais e ecorresponsáveis adequados a esta fase tão importante.
Conheça alguns.