4 regras para proteger a privacidade do seu filho no Instagram

4 regras para proteger a privacidade do seu filho no Instagram

Passam a vida agarrados ao telemóvel e estão cada vez mais expostos aos perigos que daí advêm. Se não consegue contrariar a tendência lá em casa, saiba as regras a ter em conta para aumentar a segurança das crianças no Instagram.

Por Abr. 10. 2018

Para usar o Instagram, é necessário que o utilizador tenha no mínimo 13 anos e é geralmente nesta idade que todo o cuidado é pouco.

Impedir o acesso dos miúdos a esta rede social parece uma missão impossível e controlar (no sentido bom da palavra) o que fazem por lá, não é mais fácil. O ideal é falar e explicar-lhes as regras principais para uma utilização mais segura do Instagram.

O site Pure Wow reuniu quatro regras simples a ter em conta para proteger a privacidade das crianças no Instagram, mas a própria rede deixa mais algumas dicas para os pais.

Regras para proteger as crianças no Instagram

1. Modo privacidade

Esta é a dica mais básica, e mais óbvia, mas é uma das mais necessárias. Proteger o feed de Instagram e as histórias de quem não conhece, é importante para o seu filho estar protegido. Explique-lhe que a rede social deve ser apenas visível para amigos e não para o mundo. É uma das formas mais fáceis de se sentirem seguros.

2. Partilhar certas stories apenas com algumas pessoas

O Instagram dá a possibilidade de partilhar ‘histórias’ com apenas um grupo de pessoas. Esta definição é importante para quando os seus filhos querem mostrar algo que estão a fazer ou onde estão. Para se protegerem, podem criar grupos de amigos com quem querem partilhar estas imagens ou vídeos e assim nem todos conseguem ver.

Assim que tirar uma foto ou fizer um vídeo, aparece a opção de ‘enviar para’. Aí aparece a lista de contactos com quem quer partilhar, ou um grupo que já tenha criado, basta clicar e a história vai diretamente para quem selecionou desta lista.

3. Desligar os serviços de localização

Ao desligar os serviços de localização, qualquer utilizador do Instagram fica impedido de partilhar o local onde está, ou esteve. Basta ir às definições da rede sociais e desligar esta opção. Assim, os seus filhos não serão encontrados segundo a geolocalização (tanto nas ‘histórias’, como no feed).

4. Usar menos dados móveis

Já aconteceu a conta da internet trazer alguns euros a mais? Se o seu filho costuma exceder os dados móveis, isto pode ser controlado no Instagram. Nas definições, há uma opção que diz “Utilização de dados móveis”, seguida da opção “Utilizar menos dados”. Isto faz com que algumas fotos ou vídeos demorem a carregar, mas ajuda da redução da utilização dos dados.


 

Costuma estar atenta à proteção da privacidade das suas crianças no Instagram? Conheça também a plataforma de vídeos para entreter os mais novos.

Mais sobre família