Todas sabemos que relações pessoais, românticas ou não, exigem muito esforço. Comunicação aberta, respeito mútuo, atenção, carinho e segurança são aspetos indispensáveis – no entanto, nem sempre os relacionamentos resultam como gostaríamos.
É óbvio que existem limites que não devem ser ultrapassados, como violência física, psicológica ou emocional. Nestes casos, sim, o melhor é terminar uma relação. Contudo, nem sempre existe uma causa óbvia para o fim de um relacionamento – pode simplesmente sentir que algo não está bem.
Antes de tomar qualquer decisão, é importante refletir com calma sobre as suas emoções e desejos, bem como comunicar com a sua cara metade sobre quaisquer receios que tenha. Se ambos concordarem, pode até ser benéfico fazer terapia de casal.
Depois disto, e se nada mudar, então não deve sentir-se obrigada a continuar com uma relação onde não se sente realizada e feliz.
Para a ajudar a pensar um pouco sobre o que deve fazer, reunimos cinco sinais que podem significar que está na altura de seguir em frente. Ora veja.
5 sinais que deve acabar um relacionamento
1. Não confia no seu parceiro ou parceira
Uma mentira ou duas, por mais pequenas que sejam, podem ser prejudiciais para um relacionamento. Se for algo esporádico, em que a pessoa que cometeu o erro se arrepende e corrige o seu comportamento, então há espaço para melhorar.
Contudo, se é algo que acontece frequentemente, que a deixa insegura e a questionar se deve ou não acabar um relacionamento, então o melhor é avaliar se realmente é possível restaurar a confiança com comunicação e mudanças de atitudes.
2. Sente-se sozinha dentro da relação
Sim, é possível estar numa relação e sentir-se solitária. Tal acontece quando uma ou ambas as partes não depositam esforço, carinho e amor num relacionamento, o que leva ao esfriamento do mesmo.
Pode sentir que não consegue falar sobre certos assuntos, que vive junto de alguém e não com alguém, que não pode partilhar os seus pensamentos e ter uma conversa mais profunda. Neste caso, o melhor é comunicar os seus sentimentos e tentar reverter a situação. Se tal não funcionar, então pode ser altura de acabar um relacionamento.
3. Ocorrem situações extremas de ciúmes
Uma pequena dose de ciúmes numa relação é aceitável – no entanto, quando começam a surgir comportamentos controladores e de isolamento, então é um problema grave que tem de ser resolvido.
Viver com ciúmes e desconfiança não é saudável, por isso, se notar esta característica em si ou no seu/sua parceiro/a, o melhor é falar com muita sinceridade sobre o tópico.
4. Já não existem momentos de risos e felicidade
Se sente que a sua relação é uma tarefa, que não quer passar tempo de qualidade com a sua cara-metade e se não se lembra da última vez que riram juntos, então algo não está bem e deve seguir em frente.
5. Sente que o esforço não é 50/50 na relação
Planeia encontros, cozinha a refeição preferida do seu parceiro ou parceira e tem sempre a iniciativa para passarem tempo juntos. Dedica tempo, esforço e energia ao relacionamento mas, infelizmente, não recebe o mesmo de volta.
Aos poucos, estas situações tornam-se esmagadoras e podem até criar algumas inseguranças dentro da relação. Experimente comunicar este problema com a sua cara-metade – esta pode até nem se aperceber do que se está a passar.
Todavia, se esta conversa criar uma discussão onde os seus sentimentos são invalidados, então o melhor poderá ser terminar a relação.