Contacto com a Natureza é fundamental para o corpo e para a mente, seja nas estações quentes ou dias frios. No entanto, nem sempre é fácil organizar atividades que entretenham tanto miúdos como graúdos.
Deixamos-lhe algumas sugestões para sair de casa – das mais mais comuns às mais originais. Conheça-as, na galeria.
Atividades ao ar livre para entreter as crianças
-
Dia de praia
Dia de praia
©unsplashUm dia na praia consegue ser verdadeiramente cansativo. Regra geral, os miúdos, depois de um dia a levar com ondas em cima, correr na areia, construir castelos, apanhar sol e comer bolas de Berlim, chegam a casa estoirados e só querem ir para a cama. É, assim, uma belíssima ideia para divertir e cansar os pestinhas. No norte do País, sugerimos que visite a praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia; já em Lisboa, não deixe de colocar o pé na areia na praia da Torre; por fim, e no sul de Portugal, recomendamos que conheça a praia do Barril, em Tavira.
1 / 20 -
Caça ao tesouro
Caça ao tesouro
©unsplashUma caça ao tesouro ao ar livre – uma atividade que incentiva os pequenos a questionar os cinco sentidos enquanto os mantém atentos à tarefa. Pode ser uma atividade igualmente divertida para os mais crescidos.
2 / 20 -
Observação de pássaros
Observação de pássaros
©unsplashAgarre nos binóculos e no seu chapéu de explorador e parta à descoberta de pássaros com os membros mais novos da família. Observar a fauna envolvente é realmente fascinante, até para nós, adultos. Para o fazer, sugerimos que visite o Parque Florestal de Monsanto ou a zona ribeirinha do Estuário do Tejo.
3 / 20 -
Caixa de areia sensorial
Caixa de areia sensorial
©pexelsNinguém gosta da sensação de sentir areia no corpo tanto quanto as crianças. Esta atividade não exige que se desloque até à praia para deixar a magia sensorial acontecer. Basta procurar um parque que tenha uma caixa de areia ou usar a do seu jardim, caso tenha. Juntar acessórios de praia ou outros elementos pode mantê-los ocupados durante bastante tempo.
4 / 20 -
Insuflável
Insuflável
©pexelsAcredito que todas as mães preferem que os filhos saltem num castelo insuflável do que no sofá ou na cama. Aqui está uma bela maneira de os entreter e divertir horas a fio. Sugerimos que visite o Hello Park, em Lisboa.
5 / 20 -
Jardim Botânico
Jardim Botânico
©pexelsUm passeio relaxante num jardim botânico não é só uma belíssima forma de sair de casa, como também de estabelecer contacto com a Natureza e, sobretudo, aproveitar a oportunidade para presenciar a curiosidade de observação dos mais novos.
6 / 20 -
Banho de rega ou mangueira
Banho de rega ou mangueira
©unsplashEsta opção é bem mais simples do que levar os miúdos à piscina. Naqueles dias muito quentes, o que sabe mesmo bem é refrescarmo-nos. Para isso, basta ligar a rega e deixá-los divertirem-se. Para quem não tem sistema de rega, pode sempre utilizar uma mangueira para o mesmo efeito.
7 / 20 -
O líder da caminhada
O líder da caminhada
©pexelsCostuma fazer aquela caminhada depois de jantar para ajudar na digestão? Pois bem, adapte-a a uma brincadeira. Deixe o seu filho traçar a rota e transforme uma simples volta ao quarteirão numa caminhada especial.
8 / 20 -
Lançar um papagaio
Lançar um papagaio
©pexelsIr até um jardim e lançar um papagaio pode ser desafiante. O sucesso desta tarefa exige boas condições atmosféricas, técnica e algum treino.
9 / 20 -
Cozinhar
Cozinhar
©unsplashCozinhar com os mais novos apresenta uma série de vantagens. A mais óbvia é a ajuda e a companhia adicional. Para além disso, cozinhar com os filhos ajuda a criar memórias, estreita vínculos e ainda lhes pode aumentar a autoestima (quando sentem que estão a ajudar e a fazer alguma coisa por quem mais amam).
10 / 20 -
Piquenique no parque
Piquenique no parque
©pexelsEsta é uma das minhas favoritas – fazer um piquenique. Comer com um cenário verde de fundo, a ouvir os pássaros a chilrear é incrível tanto para os mais novos, como para os mais velhos. Pode fazê-lo nos jardins da Fundação de Serralves, no Porto, ou nos jardins da Quinta da Regaleira, em Sintra, por exemplo.
11 / 20 -
Corrida de sacos
Corrida de sacos
©pexelsEsta atividade conjuga o exercício físico com a diversão. Cuidado para não ser vencida em cinco segundos, os miúdos são mais rápidos do que parecem.
12 / 20 -
Guerra de balões de água
Guerra de balões de água
©unsplashEsta sugestão é ideal para aqueles dias de calor intenso. Junte a oportunidade de se refrescar com pura brincadeira et voilá.
13 / 20 -
Macaquinho do Chinês
Macaquinho do Chinês
©pexelsUm, dois, três, macaquinho do chinês… freeze! Junte um grupo de crianças energéticas e aproveite para os ver quietos uns segundos. Este jogo implica que um elemento, enquanto conta até três, não olhe para quem está a tentar atingir a meta. Se vir alguém a mexer-se quando abrir os olhos, essa criança terá de voltar ao ponto de partida e recomeçar do ponto de partida (agora em desvantagem perante os outros).
14 / 20 -
Lavar o carro
Lavar o carro
©rawpixelPara os adultos costuma ser uma daquelas tarefas habituais e chatas, mas para eles, num dia de calor e aborrecimento, pode ser um passatempo memorável. Só será uma tarefa chata se quisermos.
15 / 20 -
Andar de bicicleta
Andar de bicicleta
©rawpixelEste plano costuma ser dos mais populares entre as crianças. Mistura a aprendizagem de andar de bicicleta com a descoberta de novos trilhos.
16 / 20 -
Corrida de barcos de papel
Corrida de barcos de papel
©pexelsNuma piscina ou num lago, faça barcos de papel com os mais novos e comprove quais são os mais velozes.
17 / 20 -
Festa de tie-dye
Festa de tie-dye
©pexelsEsta é uma maneira fácil e divertida de fazer arte com uma ou mais crianças. Além disso, este projeto criativo requer nada mais do que algumas t-shirts brancas, um kit tie-dye e um espaço ao ar livre para sujar à vontade.
18 / 20 -
Jardim Zoológico
Jardim Zoológico
©pexelsÉ difícil resistir ao encanto do Jardim Zoológico. Andar de teleférico e ver tantos e tão variados animais é uma experiência verdadeiramente inesquecível. Leve os mais novos à descoberta do reino animal.
19 / 20 -
Dia de piscina
Dia de piscina
©pexelsPegue nas boias e nos óculos de piscina porque este plano promete muita diversão para toda a família. O dia vai passar a voar entre mergulhos, lanches e corridas debaixo de água. Sugerimos que visite a piscina da praia das Maçãs, em Sintra, a piscina Oceânica de Oeiras ou a piscina das Marés, em Leça da Palmeira.
20 / 20