As relações que temos com os nossos animais não só provam que eles são os melhores companheiros do mundo, como são também um testemunho das suas personalidades, lealdade e felicidade.
Toda a gente sabe que são os cães a ter a reputação de ser o melhor amigo do homem, mas quem tem um gato sabe que também ganha um amigo para a vida.
Há melhor do que chegar a casa ao final de um dia difícil e ouvir o ronronar de uma bolinha de pelo amorosa? Confesse, ama tanto o seu gato que podia estar com ele a toda a hora, seja acordada ou a dormir.
Agora fica a questão: costuma deixar o seu gato dormir consigo? Se sim, dizemos-lhe quais os benefícios.
6 benefícios de dormir com um gato
1. Promove o vínculo entre animal e dono
De acordo com uma pesquisa publicada na revista Behavioral Processes, as mulheres têm realmente um vínculo especial com os seus gatos.
Nesse estudo, os cientistas observaram as interações entre 41 gatos e as suas famílias humanas. Concluíram que os felinos eram mais propensos a procurar as mulheres do que os homens e que os laços com mulheres eram mais fortes. Isto significa que o seu gato adora passar o máximo de tempo possível consigo.
Os benefícios de ter um gato podem não ser tão evidentes como os de ter um cão, mas são igualmente importantes.
Não se prenda à ideia de que os gatos são menos afetuosos do que os cães. Os gatos são extremamente inteligentes e sabem demonstrar o amor que sentem de diversas formas. É totalmente possível estabelecer um vínculo forte com o seu gato e ele vai acabar por lhe demonstrar o seu afeto, mesmo que não seja de forma imediata.
2. Pode ajudar a reduzir o stresse
Os animais de estimação aumentam a produção de oxitocina, também conhecida como a hormona do amor ou carinho.
Ter um gato pode reduzir o risco de um ataque cardíaco em quase um terço. Deixar o seu gatinho na sua cama ao final do dia é uma ótima maneira de ajudá-lo a relaxar e descontrair.
É que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os gatos são sensíveis às emoções dos humanos. Um estudo realizado na Universidade Oakland, no Michigan, e publicado na revista Animal Cognition concluiu que os animais se comportavam de maneiras diferentes quando o dono sorria e quando mostrava uma expressão mais triste.
3. Pode ajudá-la a sentir-se melhor
Os animais de estimação, no geral, ajudam imenso a combater a ansiedade e a depressão (pense em como os animais de serviço e a terapia com animais de estimação podem ser eficazes).
Aconchegar-se com o seu gato pode ajudar a acalmar a mente e melhorar o seu humor.
4. Pode ajudá-la a adormecer mais rapidamente
O ronronar de um gato pode ser um calmante natural, uma canção de embalar, e o corpo quente e peludo deitado em cima de si pode muito bem substituir um cobertor.
Sim, levar o seu gato para a cama consigo pode mesmo ser a maneira mais aconchegante de adormecer.
Quem o diz são os cientistas do Center for Sleep Medicine, Mayo Clinic, no Arizona que pesquisaram 150 pacientes. Dos que disseram que permitem que os seus animais durmam no quarto, 41% descreveram-nos como discretos ou benéficos para o sono.
No entanto, não se esqueça que os gatos são animais noturnos e por isso há a possibilidade de decidirem que às três da manhã é uma boa hora para brincar.
5. Pode ajudá-la a sentir-se mais segura
Os cães de guarda ganharam a função de guardarem os humanos, mas os gatos também são fantásticos. O mesmo estudo da Clínica Mayo descobriu que quem deixava que os animais de estimação dormissem na cama com eles o fazia porque os ajudava a dormir, já que proporcionava uma sensação de segurança, companheirismo e relaxamento.
O seu gato até pode não assustar um intruso, mas transmitir-lhe-á sempre uma sensação de segurança e proteção.
6. Porque é muito difícil não dormir com eles
Os gatos também são criaturas de hábitos (e teimosos), o que significa que se deixar o seu felino dormir consigo algumas noites, é provável que se torne um hábito (para ambos).
Atenção, como todos os animais, os gatos podem-nos transmitir certas doenças, por isso quando e se tomar a decisão de o deixar dormir consigo, é importante certificar-se de que mantém o controle das vacinas do seu animal e fazer visitar regulares ao veterinário.