As melhores (e mais seguras) coleiras e peitorais para cães e gatos
Indispensáveis para controlar o seu animal de estimação durante o passeio, conheça algumas das marcas de coleiras mais seguras e originais do mercado.
São um acessório indispensável (para não dizer obrigatório), quer seja para levar os seus animais à rua, quer para os identificar, mas nem por isso as coleiras e peitorais têm de ser aborrecidos. A pensar nisso, mostramos-lhe alguns modelos para cães e gatos com padrões divertidos, coloridos e que vão colocar (ainda mais) o seu amigo de quatro patas no centro das atenções.
Estas marcas disponibilizam produtos resistentes, adequados para cães de todos os tamanhos, incluindo os mais fortes.
Questões a ter em conta
As coleiras podem causar reações alérgicas nos animais, nomeadamente dermatite de contacto. O níquel, por exemplo, por ser um material barato, é habitualmente utilizado em coleiras, mas poe ser prejudicial para o seu melhor amigo.
As alergias podem não se manifestar de imediato, se o componente for revestido, mas podem aparecer depois de o revestimento ser desgastado, com o uso, portanto.
A dermatite de contacto caracteriza-se por prurido localizado, urticária, erupção cutânea, perda de pelo ou, mais raramente, sangramento. Assim, de forma a evitar o problema, as coleiras de metal devem ser retiradas do animal quando ele não estiver a precisar dela.
O mesmo acontece com as coleiras de asfixia. Para reduzir a probabilidade de reação alérgica e para maior segurança, não devem ficar colocadas durante longos períodos de tempo.
Caso o seu animal desenvolva alguma alergia à coleira, pode substituí-la por uma de plástico. Embora durem muito menos do que uma de metal, há menos probabilidade de desenvolver uma dermatite.
Não hesite em falar com o seu médico veterinário, ele com certeza apresentar-lhe-á soluções e tratamentos.
Veja a seleção de coleiras e peitorais seguros para cães e gatos.