Como acabar com as discussões entre irmãos
Pode ser por causa de um brinquedo ou até por causa do lugar no sofá. As discussões entre irmãos acontecem por coisas mínimas e há maneiras de evitá-las. Muita paciência e capacidade de gestão são alguns ingredientes que vão, com certeza, ajudar.
Manel chora compulsivamente, enquanto Maria, irmã mais velha com nove anos, lhe tira a bicicleta. Antónia, a mãe, ainda não chegou ao quarto onde tudo acontece mas já adivinha o que lhe espera: as típicas discussões entre irmãos.
Estes conflitos e desentendimentos entre os mais novos são frequentes no seio familiar. As causas são, quase sempre, ciúmes. Ou porque a criança mais velha acha que a mais nova tem mais atenção por parte dos pais, ou porque a mais nova quer fazer o mesmo que a mais velha e os pais não deixam, por exemplo.
O melhor, nestas alturas, é arranjar estratégias para tentar acabar com estes conflitos. Veja as nossas sugestões em baixo.
8 estratégias para acabar com a discussão entre irmãos
1. Escolha a hora certa para intervir
Apetece-lhe dar um grito quando os miúdos começam a discutir uns com os outros? É aceitável. Se deve fazê-lo? Não, por vários motivos.
Fique à escuta e dê oportunidade aos irmãos de resolverem eles próprios as coisas. Se perceber que não há hipótese das crianças tratarem do assunto por conta própria aproxime-se, sem gritos, e trate do assunto.
2. Ensine-os a dividir
O seu filho não empresta um brinquedo ao outro, mesmo que não o esteja a usar? Precisa de aprender a dividir.
Não é fácil uma criança entender que deve emprestar o brinquedo preferido – e a si vai apetecer-lhe guardar o objeto para ninguém brincar, mas não é solução. O ideal é conversar muito com eles, explicar-lhes a importância da partilha e, quem sabe, deixá-los decidir juntos como partilhá-lo.
3. Não faça comparações entre eles
“O teu irmão é mais obediente” é uma frase que pode dar muito jeito, mas não a use. Isso vai fazer com que a outra criança se sinta inferior, se revolte e a discussão continue. Lembre-se sempre que todas as crianças são diferentes.
4. Elogie antes os pontos fortes de cada um
“Tu és bom nisto e o teu irmão naquilo” é o tipo de frases que pode usar numa discussão. As crianças gostam de receber elogios e ao fazê-lo em frente a ambos vai fazer com que a admiração mútua aumente!
5. Incentive o trabalho em equipa
Ou seja, as brincadeiras. Se vir que estão a brincar a um jogo em equipas separadas, assuma as rédeas desse lado e diga para os dois fazerem parte da mesma equipa. É bom que as crianças sejam estimuladas a “trabalharem” em conjunto para o mesmo objetivo.
6. Converse muito com eles e imponha limites
Não basta uma conversa. Têm que ser várias, ao longo dos tempos, e nunca só quando há discussões entre irmãos.
É muito importante que os pais conversem com os filhos sem gritos, que lhes incutam bons valores e mais, que lhes mostrem o quão bom é ter irmãos.
7. Não discuta ao pé deles
Mesmo quando estiver mais cansada evite gritar (ao pé deles ou não). Isso não é bom para si nem é bom para eles, que vão achar que também o podem fazer.
8. Organize passeios e atividades em conjunto
Aproveite o bom tempo para fazer atividades ao ar livre com os miúdos. Tirá-los de casa e fazer com que passem tempo de qualidade na rua só vai deixá-los mais felizes!