Como sobreviver ao fim de uma relação amorosa?
É uma dor insuportável quando alguém de quem gostamos muito nos diz que já não gosta de nós. Por mais que nos custe temos de saber lidar com uma separação. Se precisamos de ajuda? Sim. Mas no fim, tudo depende de nós.
É o fim do mundo. Uma desgraça. Pensamos que nunca mais vamos voltar a ser felizes. Parece um discurso exagerado, mas quem é que já não passou por esta situação de separação?
Quando gostamos de uma pessoa é muito difícil encarar o fim de uma relação amorosa. Por mais apelos que se dêm à positividade, há quem não se livre de boas doses de choro, angústia e ataques ao frigorífico.
Os mais próximos tentam apoiar o máximo e estar presentes, mas a recuperação total só depende de nós e do tempo.
Como recuperar depois de uma separação?
Não se culpabilize
Para uma relação dar certo são precisas duas pessoas. Por isso, se houve uma separação não pode pensar que a culpa foi toda sua. Não perca tempo a pensar “e se eu tivesse agido de outra forma”, pois da outra parte a decisão já está tomada e só tem de seguir em frente.
Não vagueie nas redes sociais
Durante a relação publicou várias fotografias no Facebook e Instagram em conjunto? Não as procure, a não ser que seja para apagá-las. Rever essas memórias só a vai deixar mais triste. Por outro lado, não vá à procura do perfil do seu ex. Pode acabar por ver coisas que não gosta e não vale a pena martirizar-se mais.
Não passe muito tempo sozinha
É normal querer estar sozinha, mas não o faça por demasiado tempo. Vá ao cinema com amigos e aceite convites para jantar. Sabe aquela amiga que mora longe com quem nunca mais esteve? Marque um fim de semana e vá ter com ela. Quem sabe até conhece pessoas novas.
Faça desporto
Por que não aproveitar o fim de uma relação amorosa para voltar ao ginásio e fazer aquelas aulas que tanto gostava? Não só vai libertar toda a energia negativa acumulada, como ficará mais saudável e fit, claro.
Não tenha vergonha de fazer terapia
Algumas sessões de terapia vão ajudá-la a ficar menos vulnerável. E mais: ficará com maior capacidade de voltar a amar. Deixará de lado os medos, raivas e culpas e aprenderá a aproveitar novamente esse sentimento na sua plenitude.
Tem mais alguma dica de como sobreviver ao fim de uma relação amorosa? Conte-nos a sua experiência!