7 passos para tornar a casa “amiga” do seu cão
A nossa casa é um refúgio para todos os membros da família e os animais de companhia não são exceção. Bruno Santos, veterinário do Dr. Bigodes, diz-lhe como tornar o lar “amigo” do seu cão em sete passos.
Há umas décadas os cães viviam apenas no exterior das casas, em barracas, mas agora são bem-vindos no interior dos nossos lares. Uma vez que partilhamos o mesmo espaço, faz sentido incorporar as suas necessidades no design da nossa casa. Por isso, é essencial tornar a nossa casa um lar pet friendly.
Saiba como o fazer em sete passos.
Dicas para tornar a casa “amiga” do seu cão
1. Veja o seu lar através dos olhos do seu cão
Tente imaginar como o seu cão vê a casa. Há um lugar mais tranquilo? Há áreas de atividade? Ele derruba invariavelmente o candeeiro de pé? É melhor mudá-lo de sítio ou substituir a sua base por outra mais pesada.
Conviver satisfatoriamente com um cão é educá-lo a respeitar certos objetos e zonas, mas também adaptar o nosso lar às suas necessidades.
2. Pavimento apropriado
Numa casa com animais, o chão é a primeira e mais importante consideração, uma vez que estes passam muito tempo deitados no chão.
Um pavimento fácil de limpar é essencial. Tenha em consideração que os cães podem deixar marcas das unhas nas madeiras menos duras.
3. Tapetes em casa
Os tapetes não são recomendados, pois são muito difíceis de manter limpos. Mas se é apaixonada por tapetes, opte por um de fibra fibras vegetais: destacam-se pela sua resistência às manchas e são mais adequadas para alérgicos, pois retêm o pó.
Como proteção do animal coloque tapetes antideslizantes nas zonas como o corredor, onde é provável que o cão corra. Uma derrapagem acidental pode provocar uma lesão grave.
4. Móveis à prova de animais
É aconselhável proteger os assentos dos cadeirões e sofás com almofadas de tecido lavável. Também se podem cobrir com uma manta ou coberta com um padrão e textura agradáveis.
Se tiver de mudar de sofá, a pele artificial é uma boa opção pois é fácil de limpar e muito resistente às patas dos cães.
5. Cores e padrões
A cor é muito importante quando decoramos a casa. Com cães de cor escura é melhor fugir de tecidos e móveis brancos, onde o pelo será visível. Os padrões, nos tecidos, ajudam a esconder as manchas.
6. Onde arrumar as trelas e coleiras
Ter um espaço onde o cão pode ser limpo e seco antes de ter acesso ao resto da casa. Num dia chuvoso, por exemplo, ajuda a manter todo o lar limpo.
7. Uma zona de alimentação
Mantenha os alimentos e comedouros do seu cão num lugar que não seja de passagem, longe do cheiro do balde do lixo.
É bom colocar os comedouros numa plataforma de acordo com a altura do cão, para que este não se magoe nas vértebras cervicais. Para cães de porte médio e grande os comedouros colocados diretamente no chão podem ser prejudiciais. Eleve-os!
O Dr.Bigodes nasceu para facilitar a vida aos donos dos animais de estimação. Se vai de férias e não sabe onde deixar o seu melhor amigo de quatro patas ou uma simples ida ao veterinário é um stresse, então este projeto diferenciador foi criado a pensar em si. Conheça todos os serviços e acompanhe tudo através do Instagram e Facebook.