9 formas divertidas de convencer o seu filho a comer frutas e legumes

9 formas divertidas de convencer o seu filho a comer frutas e legumes

Fazer as crianças comerem frutas e legumes pode ser uma verdadeira batalha, mas a educação alimentar deve começar em casa, à mesa. Tome nota destes conselhos e coloque-os em prática. Vai ser muito mais divertido!

Jan. 16. 2018
Em parceria com:

O paladar educa-se. Aprender a apreciar sabores e texturas é um processo que demora. Por isso, quanto mais cedo começar, melhor. A introdução de frutas e legumes deve ser feita o quanto antes, já que são essenciais, quer pela riqueza em fibras, água, minerais e vitaminas (fundamentais para a construção de um organismo forte), quer para a consolidação de uma rotina alimentar saudável que perdure durante toda a vida.

De acordo com um estudo realizado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), 65% das crianças em Portugal não cumpre as recomendações da Organização Mundial de Saúde, que recomenda a ingestão mínima diária de 3 porções de fruta e de 2 legumes. Dados avançados pela mesma investigação sugerem que as crianças obesas são as que menos legumes ingerem, com uma prevalência de 38,3% de consumo inferior às recomendações.

É urgente inverter a situação. Uma boa educação alimentar deve começar à mesa, em casa, e incluir toda a família. O truque está em saber como incentivar esta mudança de comportamentos. Porque não incutir nos seus filhos que é divertido comer frutas e legumes?

Como pôr os miúdos a comer frutas e legumes

1. Pergunte quais são os seus legumes e fruta favoritos e como é que gosta mais de os comer

Uma investigação, que analisou 120 estudos sobre os comportamentos alimentares das crianças, sugere que, quando têm a possibilidade de escolher, as crianças sentem-se mais motivadas e menos obrigadas a consumir determinados alimentos, podendo aumentar a ingestão de frutas e legumes.


2. As crianças gostam de sentir o controlo

Desta forma, sugerimos que coloque em diferentes taças algumas passas, folhas de alface, fruta cortada, tomate cherry ou cenouras baby para que o seu filho possa criar a sua própria salada. Torne divertido o momento da preparação das refeições: ensine-o a partir os vegetais, a misturar a salada, a temperar.


3. Façam refeições criativas

Pode aplicar a técnica da salada em mais composições, como, por exemplo, nos wraps. Deixe-o criar o seu. Vai adorar! Pegue numa batata (doce ou branca) e leve-a ao forno e depois é altura de rechear com abacate, feijão ou tomate, por exemplo.


4. Incentive o seu filho a consumir alimentos saudáveis (mesmo fora de casa)

Nos dias em que fizerem refeições fora de casa, continue a dar primazia aos vegetais, mas faça-o de maneira a que o seu filho se sinta de alguma forma recompensado. A partir de 16 de janeiro, pode aderir à parceria da Nutri Ventures com a McDonald’s!

Na compra de um Happy Meal com fruta e/ou vegetais, a família recebe um código, que deverá ser colocado ou lido pela app da campanha. A cada 3 códigos (um Happy Meal corresponde a um código), o seu filho recebe 1 peluche das personagens Nutri Ventures.


5. Leve-o consigo às compras, ao mercado, a um produtor local

Observem e escolham os alimentos em conjunto. Enquanto o fizerem, explique ao seu filho os benefícios de cada alimento. A Associação Portuguesa dos Nutricionistas sugere que se dê o exemplo de desenhos animados ou super-heróis, dizendo que, é por comerem bem que estes têm tanta força e saúde.


6. Crie jogos sensoriais com vários alimentos

Esta é uma forma de educar o paladar e de despertar a curiosidade do seu filho face aos alimentos. Questione-o sobre os cheiros, as texturas e os sabores. Faça-o sentir-se à vontade para experimentar diferentes tipos de alimentos e ajude a atenuar a neofobia (medo do novo) alimentar que, de acordo com a Associação Portuguesa dos Nutricionistas, é comum em crianças entre os 3 e 5 anos.


7. Crie embalagens e combinações

Os miúdos adoram as embalagens dos produtos, quer seja pela cor e forma, quer pelas próprias imagens das embalagens. Faça o mesmo em casa! Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association confirmou que este fenómeno é real: as caixas e pacotes alteram a percepção que os miúdos têm sobre a comida. Aposte em marmitas coloridas, faça desenhos em sacos de papel ou mesmo na própria comida, como por exemplo, através de picotados na fruta.


8. O tempero pode ser importante

Porque não banir o vinagre, que tem um sabor mais intenso? Mantenha o azeite e, se achar mais estimulante, acrescente um pouco de mel, que, além de conferir um sabor mais doce, é mais saudável.


9. Os vegetais não têm de ser aborrecidos

Adira à moda de espiralizar e dê uma nova forma aos alimentos! Corte os vegetais (courgettes e cenouras, por exemplo) em fatias muito fininhas e longas como se fosse esparguete. Para facilitar o processo pode usar um espiralizador de legumes. Um estudo publicado na Science Direct comprovou que o aspeto e impacto visual da fruta influencia o seu consumo por parte das crianças. Quanto mais atrativa for, melhores os resultados.

Comer frutas e legumes pode ser divertido. Evite as birras em casa e ensine o seu filho a apreciar, desde cedo, os alimentos benéficos para a saúde!


 A McDonald’s® tem vindo a trabalhar para melhorar o perfil nutricional do seu menu Happy Meal, reforçando a diversidade de opções existentes junto dos pais e das crianças. O Happy Meal representa, assim, uma oferta à medida dos mais novos, com toda a qualidade e rigor dos ingredientes McDonald’s®. Apostando na variedade, a marca apresenta diferentes opções/combinações para diversos momentos e necessidades de consumo. Tudo para proporcionar, aos mais pequenos, uma refeição mais equilibrada.

Introduziu, assim, novas opções no Happy Meal como a proteína de frango como alternativa à proteína de vaca (Chicken McNuggets); a alternativa de peixe com os douradinhos; a possibilidade de acompanhar a refeição com sopa de 150 ml, numa porção adequada às necessidades dos mais pequenos, tendo vindo a introduzir, desde 2005, as frutas e os vegetais na sua oferta como as cenouras baby, fatias de maçã ou fruta da época em alternativa às batatas. Para além disso, apresenta ainda novas opções de bebidas não carbonatadas.

Para promover o consumo de frutas e vegetais, a McDonald’s® e a Nutri Ventures desenvolveram uma parceria para estimular, nas crianças, o hábito de comer de forma mais diversificada, através do consumo de frutas e vegetais, garantindo uma alimentação equilibrada.

Mais sobre branded , família