6 dicas a ter em conta quando adotar um animal de estimação
Segundo um novo estudo, mais de 20% dos donos portugueses afirmam que ter um animal de estimação é um esforço que compensa quando comparado com o bem que traz ao núcleo familiar. Por isso, deixamos-lhe seis dicas a ter em conta quando adotar o seu novo melhor amigo.
Cerca de 7 em cada 10 portugueses consideram que o seu animal de estimação é já um elemento fundamental da família. Esta é uma das principais conclusões do estudo Primeiros momentos com os animais de estimação levado a cabo pela Royal Canin.
Com o objetivo de abordar a chegada dos animais de estimação ao lar dos seus donos, este estudo destaca a necessidade de considerar cada detalhe de forma a garantir o bem-estar e bom desenvolvimento num primeiro momento com o seu novo amigo de quatro patas.
Assim, a chegada de um animal de companhia, seja um cão ou um gato, pressupõe momentos de adaptação e algumas mudanças. Muitos dos inquiridos desse mesmo estudo indicam que, desde que adotaram um animal, passaram a fazer mais atividades ao ar livre. Para além disso, quase metade afirmam que lhes dedicam em exclusivo três ou mais horas por dia.
Para além dos dados gerais, existem alguns hábitos que, obviamente, têm sido influenciados pela atual crise pandémica: alguns dos inquiridos afirmam ter “mimado mais” o seu animal de estimação; outros dedicaram mais tempo à educação e prestaram mais atenção à saúde e alimentação do seu amigo de quatro patas, e outros mais adaptaram as rotinas de caminhadas e brincadeiras com os seus animais de estimação devido às restrições impostas.
Apesar da relevância destes primeiros momentos com o animal de estimação, 73,7% dos entrevistados indicaram não ter feito qualquer tipo de preparação antes da chegada do gato ou do cão à sua casa. Mas saiba que a preparação antes da chegada é fundamental.
Partindo desta nova informação, deixamos-lhe algumas dicas a ter em conta quando adotar um animal de estimação.
6 dicas para acolher um animal de estimação em casa
1. Pondere cuidadosamente
A decisão de adotar uma animal de estimação deve ser encarada de forma séria e assumida só depois de uma análise rigorosa e honesta. Deve ser tido em conta as necessidades do animal e o compromisso de anos que tal representa.
2. Procure um médico veterinário
É imprescindível marcar uma consulta para o seu animal de estimação ser visto por um profissional logo depois de chegar a sua casa.
Tente que a experiência seja o mais positiva possível e garanta consultas regulares ao longo da sua vida, de forma a que o animal tenha o máximo de saúde e bem-estar possível.
3. Torne a sua casa segura
As primeiras experiências que o novo inquilino tiver em sua casa terão impacto para o resto da sua vida. Defina os espaços de refeição e descanso.
Os animais, na sua maioria, são curiosos e adoram explorar, por essa razão é importante tornar a sua casa um lugar seguro para garantir a máxima segurança.
4. Apresente-o à família
O animal precisa de tempo para conhecer cada um dos membros da família e isso ajudá-lo-á quando ele encontrar pessoas novas fora de casa.
Os animais de estimação podem ser muito territoriais, por isso, se tiver outros animais, apresente-os de forma atenta e controlada.
5. Escolha a ração adequada
Os gatos e cães têm aparelhos digestivos sensíveis e, por essa razão, requerem uma dieta específica e adaptada. Escolha o alimento adequado para que ele cresça e se desenvolva de forma saudável.
O médico veterinário dir-lhe-á qual a ração adequada para cada fase da vida e a respetiva dose diária recomendada.
6. Exercício e Socialização
Todos os animais, na sua generalidade, precisam de praticar exercício físico, mas a quantidade e o tipo de atividade física variam consoante a idade, o porte e a raça.
Certifique-se que consegue dedicar tempo suficiente à prática de exercício com o animal. A socialização deve começar, igualmente, o mais cedo possível, de modo a tornarem-se animais confiantes e equilibrados, e de forma a evitar comportamentos indesejados.