Mal coloca a chave na porta ouve um barulho vindo de dentro. Nos minutos seguintes, o seu animal de estimação é a figura principal.
Salta, ladra, vai buscar bonecos, abana a cauda com uma energia contagiante e, por vezes, até embate contra as coisas. Esta é a receção típica de quem tem um amigo de quatro patas em casa (sim, por vezes com os gatos o cenário não é muito diferente do que acontece com os cães), o dia todo à espera de ouvir a porta da rua a abrir-se.
Embora este momento seja caloroso e ternurento para ambos, para o seu animal, que muitas vezes passa longas horas sozinho, a espera torna-se insuportável. Nem sempre conseguem perceber que a nossa ausência será temporária, e isso faz com que, infelizmente, comecem a desenvolver problemas mentais e físicos, muitas vezes com consequências graves.
Se por um lado destroem as coisas que há em casa para aliviar o stresse, por outro podem deixar de comer ou ficarem obesos, ladrar sem parar ou, até mesmo, automutilarem-se.
Para evitar este cenário e conseguir que o seu cão ou gato tenha uma qualidade de vida saudável e se sinta bem no conforto do seu lar, é essencial que o estimule de várias formas.
O que fazer quando tem animais sozinhos em casa
1. Comece por deixá-lo sozinho pouco tempo
Aproveite primeiro as idas ao supermercado, depois quando for jantar fora. Ao ficar sozinho por curtos períodos, o animal começa a diminuir a ansiedade e a perceber que você vai, mas volta.
2. Faça um longo passeio de manhã
Se puder, faça exercício matinal com o seu cão. É uma forma de gastar energia e sentir-se ativo. Depois, vai passar uma parte do tempo a descansar.
3. Não faça uma grande festa quando chega a casa
Sim, sabemos que é difícil cumprir esta estratégia, mas acredite que é o mais correto a fazer.
Se fizer um grande alarido só fará com que o animal perceba que está a acontecer alguma coisa e isso não o deixará aceitar a situação com normalidade. Aliás, ficará sempre ansioso à espera que chegue.
4. Se puder, tenha outro animal
Sabemos que dá mais trabalho, mas dois cães ou dois gatos juntos (ou até um cão e um gato em muitas situações) são ótimos companheiros um do outro.
5. Deixe uma peça de roupa sua por perto
Algo que tenha o seu cheiro é o ideal para que o animal se sinta mais aconchegado.
6. Deixe brinquedos pela casa
Hoje em dia há muita opções de bolas, bonecos, ratos e ossos feitos com materiais próprios para animais. Os cães adoram roer, e ter algo com o que se entreterem é meio caminho para não estragarem os móveis.
Para além disso, deixar os brinquedos espalhados pela casa faz com que os animais se movimentem mais, o que é sempre bom.
7. Deixe a comida estrategicamente colocada
Isto é, de forma a que o animal se sinta obrigado a procurá-la. Isso fará com que sinta um incentivado para a procurar e irá acabar por perder algum tempo até a encontrar.