Algo que não podemos negar é que fazer 40 anos é um grande marco que deve ser celebrado. É nesta década que muitas de nós começamos a realmente nos conhecer melhor, a investir mais tempo no que nos faz bem e a ignorar as pressões e preconceitos da sociedade.
Por isso, em vez de aventuras ou viagens, iremos mostrar-lhe nove experiências de vida que cultivam uma relação mais forte com a pessoa mais importante da sua vida: você mesma. Ora veja.
Experiências de vida que deve riscar da sua lista antes dos 40
1. Ser egoísta com o seu tempo
Um dos melhores hábitos que pode aprender ao longo da vida é a estabelecer limites e ser egoísta com o seu tempo.
Quer seja ler um livro todos os dias, meditar durante meia hora de manhã ou dar um passeio ao fim da tarde, não se esqueça de arranjar tempo para si, em que pode estar em sintonia com o seu corpo e mente, sem se preocupar com mais ninguém.
2. Viver longe da cidade onde cresceu
Na verdade, e por muito assustador que possa ser, há muito para conhecer para além dos limites do que conhecemos.
Por isso mesmo, é importante viver fora da cidade onde nasceu ou cresceu. No entanto, e quer seja a 40 ou 500 quilómetros de distância, garanta que o faz por si, e não por uma relação amorosa.
Aproveite para viver uma aventura neste novo local, explore, conheça pessoas e sítios novos – temos a certeza que não se vai arrepender.
3. Iniciar uma prática regular de ioga ou pilates
Não, nunca é tarde demais para começar a praticar desporto. Contudo, quanto mais cedo o fizer, melhor se irá sentir.
Treinos de ioga ou pilates são ideais para quem quer relaxar e manter-se em forma, pois são de baixo impacto mas trabalham o corpo inteiro. Para além disso, ajudam a alinhar e fortalecer o mesmo e a tranquilizar a mente.
4. Eliminar pessoas da sua vida que não a tratam bem
Algo que não se pode comprar é tempo. Por esse motivo, garanta que o passa com pessoas importantes que lhe fazem bem.
Por muito difícil que seja, corte laços com amigas, parceiros ou familiares que não a tratem com respeito. E lembre-se, o mais importante é o seu bem-estar.
5. Aprender a cozinhar
Não é preciso saber cozinhar pratos com qualidade de estrela Michelin para ser uma boa cozinheira.
Sugerimos que passe algumas horas na cozinha a aprender a confeccionar alguns petiscos, tanto para fazer diariamente, como para quando tem convidados.
Isto não só lhe pode fazer bem mentalmente, como a ajuda a poupar (visto que não tem de ir comer fora).
6. Começar a poupar
Esqueça os gastos desnecessários e comece a poupar antes de fazer 40 anos!
Seja para uma emergência ou para as suas férias de sonho, é fundamental ter sempre algum dinheiro de lado.
7. Cuidar de uma planta
Todas sabemos que ter plantas em casa tem inúmeros benefícios. Por isso, e se decidiu não ter filhos ou animais de estimação, cuidar de uma planta é uma boa forma de fomentar o sentido de responsabilidade.
Lembre-se, deve adquirir uma planta que se dê bem no clima da zona onde reside.
8. Fazer uma lista de gratidão diariamente
Aprender a cultivar a felicidade é um dos melhores hábitos que podemos aprender ao longo da vida, e há uma simples forma de o fazer.
Pegue na caneta e no papel e escreva todos os dias uma lista de coisas que lhe trazem felicidade, por mais pequenas que sejam. Isto não só a ajuda a praticar o amor próprio, como estimula a gratidão.
9. Fazer voluntariado
Quer seja num abrigo ou num canil de animais, fazer voluntariado é algo que todas devíamos implementar nas nossas vidas. Não só estamos a ajudar o próximo, como estamos a promover o nosso bem-estar mental e físico.
Por isso, encontre a sua paixão e dedique-se à mesma!