© Unsplash
O guia para donos de cães e gatos a trabalhar em casa

O guia para donos de cães e gatos a trabalhar em casa

Tem dedicado tempo suficiente ao seu animal de estimação? É possível que com o teletrabalho isto não esteja a acontecer. Porém, estas dicas ajudam.

Por Fev. 6. 2021

Quem está em frente ao computador durante o dia, com várias videochamadas agendadas, e com muitos outros tantos compromissos entre mãos, é normal que tenha alguma dificuldade em dar atenção ao animal de estimação.

Com os donos em casa, é possível que cães e gatos estejam ainda mais sedentos de brincadeira, contudo, é imperativo criar algum planeamento.

A Edgard & Cooper, uma marca de alimentação de animais, partilha algumas dicas que vão ajudá-la na gestão diária entre trabalho e a atenção ao seu cão ou gato.

Guia para donos de cães e gatos

Estrutura é a chave

Tanto cães como gatos adoram rotinas, pelo que fazer uma programação diária com horários fixos para as brincadeiras é fundamental.

De manhã, por exemplo, uma longa caminhada no bairro com o cão é um boost energético para os donos e fará o animal de estimação gastar energias. Para quem tem um gato, planear algum tempo para brincar com ele antes do início do dia de trabalho é um bom hábito.

Quando inicia as tarefas laborais e o seu animal de estimação começa a miar ou ganir, a pedir atenção, o nosso conselho é que se seja rigorosa e se ignore o seu mau comportamento.

Os momentos de brincadeira são fundamentais para ajudar a estruturar o seu dia e melhorar a obediência do animal de estimação.

Um espaço de trabalho sem amigos de quatro patas

Não é fácil manter a concentração quando se tem um animal a pedir atenção. Torna-se fácil distrairmo-nos com frequência e nem sempre o nosso melhor amigo consegue distinguir trabalho e diversão.

Por este motivo, é aconselhável que seja criado um espaço de trabalho onde não é permitido ao animal de estimação entrar. Criar regras ajuda a manter a serenidade necessária ao longo do dia e clarifica os limites permitidos aos animais.

É importante estar de olho no seu cão ou gato ao longo do dia? Então sugerimos que ponha uma cerca entre a área de trabalho e a área de estar do seu animal doméstico.

Se este começar a choramingar quando o mandar manter-se afastado, a ideia é não desistir. Uma regra importante em todas as situações: mostrar quem manda!

Bons momentos para donos e animais

Trabalhar a partir de casa facilita a organização do tempo com flexibilidade. Aproveitando esse luxo, pode usar a hora de almoço para passar algum tempo de qualidade com o seu animal de estimação.

Passear o cão no campo ou parque mais próximo e deixá-lo explorar tudo o que lhe apetecer, pode ser um momento de relaxamento para o dono e de extrema alegria para os patudos. Ou, quem sabe, fazer alguns jogos de busca no jardim, para exercitar o corpo e a mente.

Os gatos, ao contrário do que pode pensar, também precisam de atenção. Ficar dentro de casa todo o dia pode parecer uma verdadeira cruzada, mas é possível fazer o melhor pelo bem-estar de todos.

5 atividades que irão manter os gatos felizes

1. Conheça o cat-ata

Os gatos gostam de agarrar as coisas que estão em cima deles, ainda mais se houver guloseimas envolvidas. Então, por que não torná-los numa piñata…. ou melhor, um gato-ata?

Use um recipiente de plástico, como um frasco de iogurte vazio. Faça um pequeno furo no fundo e coloque um punhado de saborosos biscoitos lá dentro. Pendure-o com um fio para que seu gato possa alcançá-lo. Apostamos que ele não vai parar antes que as guloseimas caiam.

2. Comece com dois gatos

Enquanto um cão gosta de brincar com o seu dono, é menos provável que um gato responda às solicitações do jogo.

Se não consegue atraí-lo, o que fazer para que o seu gato faça os exercícios de que precisa? Duplique o problema! Gatos que se dão bem amam correr atrás e brincar uns com os outros, o que é uma verdadeira perda de calorias.

3. Suba um nível

Uma torre para felinos dá ao seu gato muito espaço para brincar, pendurar, pular e escalar. Quanto mais andares e abrigos, maior o desafio e mais divertido. Esconda alguns biscoitos e deixe-o mostrar-lhe as suas habilidades de detetive.

4. Quão ágil é o seu gato

Um curso de assalto pode trazer muito exercício e diversão. É melhor começar num nível fácil e evoluir para tarefas mais desafiadoras. Aqui está uma ideia para começar: corte o fundo de um saco e vire-o de lado.

Coloque uma guloseima numa das pontas e incentive seu gato a passar por ele, como se fosse um túnel. Quer torná-lo um pouco mais emocionante? Use um arco em vez de um saco. Coloque uma guloseima ou brinquedo do outro lado e treine o seu gato a passar por ele. Com o tempo, pode continuar a mover o arco e a guloseima cada vez mais alto.

5. O poder dos lasers

Gatos a perseguir lasers é um clássico. Se gostar de provocar o seu felino, um laser trará horas de entretenimento – para si e para o seu amigo de quatro patas.

Importante: os gatos devem estar satisfeitos com a sua caça. Isso significa que é importante que eles capturem e sintam a presa sob as suas patas. Em vez de deixar o ponto vermelho desaparecer, continue o jogo com um brinquedo tangível.

Por exemplo, encoraje o seu gato a “apanhar” o raio laser parando a luz num brinquedo fofinho e deixando-o sentir que está “preso” firmemente sob as suas patas. E, claro, não deixe o raio brilhar diretamente nos seus olhos.

O ideal será brincar com o seu gato durante cerca de 10 a 15 minutos por dia. Se ele não gostar a brincadeira, vai deixar isso claro.

Lembre-se de que estes jogos não são apenas para manter o seu gato em forma, são também para fortalecer o vínculo com o seu dono.

Mais sobre animais , dicas