Que significado tem o seu nome? Não me refiro ao significado da palavra propriamente dita, nem do que ele poderá significar (possivelmente) para os seus pais e para a família.
Repito a questão: que significado tem o seu nome? Quando se apresenta a alguém, numa circunstância mais formal ou informal, que sentimentos e que energia estão associados à verbalização do seu nome?
Será que quando verbaliza essa palavra, sente alguma indefinição ou tristeza, ou será que o seu nome significa para si força interior, resiliência, alegria, energia, entre outros adjetivos?
Pois é, a força e a definição da nossa identidade passa muito pela energia por detrás do nosso nome. “Quem és tu quando dizes o teu nome? O que é que isso significa para ti?” Responda a estas questões.
Outro ponto a pensar é de que forma desejamos que as outras pessoas percecionem o que nos define. Não podemos controlar a forma como as pessoas interpretam o que dizemos, mas podemos e devemos trabalhar na clareza e definição da nossa identidade.
Ao realizarmos esta análise interior, estamos também a trabalhar no reforço da nossa confiança e da nossa autoestima. E estamos obviamente a trabalhar na parte que só depende de nós no âmbito da comunicação.
Tenho outra questão poderosa: quem é quando ninguém está a ver? Esta pergunta tem um enorme poder. Repare, o que nós somos quando estamos sozinhas diz muito sobre a nossa identidade.
Sei que este tema eleva ou compromete a nossa autoestima. Sei que uma identidade não se muda do dia para a noite, e que resulta de experiências, de decisões, de valores.
Sei que quando diz o seu nome, a partir de hoje, vai sentir-se ainda mais poderosa e forte. Sei disso porque comigo é assim e com os clientes que acompanho também. A definição, a verbalização, trazem-nos clareza. E essa clareza é muito do que precisamos para construir a nossa melhor versão.
Estamos também a chegar ao Dia Internacional da Mulher, e gostaria de sublinhar o seguinte: o ser mulher diz muito sobre a nossa identidade. Que isto ajude na definição e acima de tudo no reforço da nossa autoestima.
Porque ser mulher é maravilhoso e uma identidade muito poderosa.
Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu site, Instagram e Facebook.