Relações e família

Tradições de Natal pelo mundo. É assim que alguns países festejam a quadra festiva

As celebrações marcam todo o mês de dezembro, misturando a tradição católica com antigas práticas pagãs. Alguns destes festejos são verdadeiramente curiosos.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Tradições de Natal pelo mundo. É assim que alguns países festejam a quadra festiva Tradições de Natal pelo mundo. É assim que alguns países festejam a quadra festiva
© Getty Images
Escrito por
Dez. 24, 2019

Em Portugal come-se bacalhau no dia 24 de dezembro, os presentes abrem-se à meia-noite, mas há também quem vá à missa do galo. Tradição é tradição, mas algumas delas são bastante diferentes das nossas.

As tradições de Natal em diferentes países

Noruega Escondam-se as vassouras!

Na época medieval acreditava-se que, a 24 de dezembro, bruxas e espíritos malignos entravam nas casas, em busca de vassouras para poderem voar.

Ainda hoje muitos noruegueses escondem as vassouras durante esta época para evitar que tal aconteça. E, pelo sim, pelo não, há até quem dispare tiros para o ar para afastar qualquer espírito.

Irlanda Recompensa para o pai Natal

Generosos, na véspera de Natal, alguns irlandeses deixam uma empada de carne e uma garrafa de cerveja para o Pai Natal.

Áustria Fujam, vem aí o Krampus!

De acordo com as tradições austríacas e suíças, São Nicolau recompensa as crianças bem-comportadas com presentes enquanto Krampus, o demónio que o acompanha, pune as malcomportadas.

Na Áustria, a 5 de dezembro (véspera do dia de São Nicolau), os homens novos disfarçam-se de Krampus e vão para a rua assustar as crianças.

Islândia 13 noites de surpresas

Nos 13 dias que antecedem o Natal, 13 personagens travessas semelhantes a trolls saem para a rua na Islândia.

Os jólasveinar vestem-se com fatos tradicionais islandeses e visitam as crianças durante 13 noites: as bem-comportadas recebem presentes… as outras uma batata podre.

Colômbia Dia das velinhas

O dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, é conhecido na Colômbia como ‘Dia das Velinhas’ e, um pouco por todo o país, é costume colocar velas nas janelas, varandas e jardins.

Filipinas – Festival das lanternas

É no sábado anterior à véspera de Natal que decorre, na cidade de São Fernando, o Ligligan Parul Sampernandu (Festival das Lanternas Gigante), no qual 11 aldeias competem pelo título de lanterna mais elaborada.

Originalmente as lanternas eram feitas em papel de origami, iluminadas por velas e com cerca de 60 centímetros, mas atualmente chegam a ter seis metros, incluem diferentes materiais e são iluminadas por lâmpadas elétricas.

França – Recuperar amizades

O dia de Natal é, para muitos franceses, o dia de visitar um inimigo e fazer as pazes.

Suécia – Lembrar Santa Luzia

Na Suécia, mas também na Noruega e na Finlândia, as celebrações natalícias têm início a 13 de dezembro, no dia de Santa Luzia.

Manda a regra que a filha mais velha se vista de branco, e com uma coroa de velas na cabeça, vá acordar os pais com canções.

México – As posadas

Entre 16 e 24 de dezembro decorrem as chamadas posadas, uma espécie de procissões em que a vida de São José e Nossa Senhora é contada ao pormenor.

Nestas festas é obrigatória a existência de uma piñata, um jogo em que crianças e adultos tentam quebrar com um pau um pote de barro cheio de guloseimas suspenso no teto.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 234, dezembro de 2019.

Últimos