© Unsplash
Saiba como combater a obesidade nos animais de estimação

Saiba como combater a obesidade nos animais de estimação

A expressão “gordura não é formosura” também se aplica aos animais. Diana Lourenço, veterinária do Dr. Bigodes, diz-lhe como identificar se o seu cão ou gato poderá ser obeso.

Por Mai. 19. 2021

Com o tempo quente é natural que sinta mais vontade de passear com o seu animal de estimação no exterior. Enquanto o gato acompanha o tutor em passeios curtos até à varanda ou jardim privado e, neste caso, atividades como subir a árvores ou simular caçadas ganham relevo, por outro lado, com o cão poderá fazer passeios longos de trela.

Mas e se o seu animal de estimação aumentou substancialmente o peso durante estes meses de inverno?

Como identificar o aumento de peso no seu animal

Pois bem, de uma forma sucinta, é de esperar que olhando de cima para o seu animal consiga perceber uma estrutura corporal triangular, sendo que a zona do tórax deverá ser mais larga do que a zona lombar.

Por outro lado, as costelas poderão não estar visíveis, mas se passar a sua mão na zona torácica deverá identificá-las facilmente.

Possíveis causas

No caso dos animais de estimação, à semelhança do que acontece com as pessoas, gordura não é formosura.

Se, de facto, o seu animal de estimação aumentou muito o peso, identificável à vista desarmada, ou se recorreu a uma balança para o pesar, deverá identificar as razões que estarão na base deste aumento. Entre elas, podem ser:

  • O sedentarismo: a falta de exercício físico poderá ser um dos principais motivos.
  • Extras alimentares: se fornece habitualmente ao seu animal de estimação extras como pão, massa, arroz ou até mesmo alimentos doces, salgados, saiba que para além do aumento de peso poderá estar a desencadear a longo prazo outro tipo de doenças no seu animal de estimação.
  • Outros fatores: é importante perceber se o aumento de peso vem acompanhado de outros sinais clínicos que poderão estar na base de alguma doença.
Com o aumento de peso, o animal passará mais tempo deitado do que em atividades que impliquem esforço físico
Diana Lourenço, veterinária Dr. Bigodes

Alterações na rotina diária devido ao aumento de peso

De uma forma geral, o animal tenderá a estar mais relutante ao movimento, passará mais tempo deitado do que em atividades que impliquem esforço físico, como correr ou saltar, por exemplo.

Se, por outro lado, associado ao aumento do peso o animal tiver problemas articulares, é de notar sinais de dor e desconforto como dificuldade a levantar-se, dificuldade a subir escadas, inchaço associado a dor numa ou várias articulações, lamber excessivamente uma determinada articulação.

No que diz respeito aos gatos, é de notar que a tarefa de se lavarem (grooming) está mais dificultada, sendo que tenderão a não conseguir chegar a determinadas zonas como, por exemplo, a zona perto da cauda, membros posteriores e até mesmo na zona da barriga. Nestes casos, poderá notar que o pelo nessas mesmas zonas não está tão bonito como no resto do corpo onde o gato consegue chegar.

Se notou um aumento de peso no seu animal de estimação e teme que esse aumento de peso condicione a qualidade de vida dele não hesite em contactar um profissional para o ajudar.

Dr.Bigodes nasceu para facilitar a vida aos donos dos animais de estimação. Se vai de férias e não sabe onde deixar o seu melhor amigo de quatro patas ou uma simples ida ao veterinário é um stresse, então este projeto diferenciador foi criado a pensar em si. Conheça todos os serviços e acompanhe tudo através do Instagram e Facebook.

Mais sobre animais , especialista