© Thinkstock
Playlist para o parto: o nascimento do seu filho ao som das músicas certas

Playlist para o parto: o nascimento do seu filho ao som das músicas certas

Ser mãe é uma experiência inesquecível. Marque o evento com a playlist perfeita para o parto. O Spotify e um médico especialista nova-iorquino dizem-lhe qual é.

Por Mar. 8. 2016

Já realizou o curso de preparação para o parto. Fez a mala para a maternidade. Já sabe o nome que vai dar e já deu um briefing detalhado à sua cara metade do que precisa de fazer. A máquina fotográfica está a postos e agora já só tem mesmo de se preocupar com a playlist que vai querer ouvir durante o parto e que o seu recém-nascido oiça quando entrar neste mundo.

A música influencia fortemente o sistema límbico do nosso sistema nervoso central, que controla as nossas memórias, emoções e como lidamos com o medo e a dor

Esta não é uma playlist qualquer. Foi criada cientificamente para acompanhar as mulheres durante o parto, desde o início das contrações até ao momento em que veem pela primeira vez o seu recém-nascido, incluindo músicas de John Legend, P!nk, Regina Spektor, D’Angelo, John Lennon e muito mais.

Quem o diz é Jacques Moritz, médico nova-iorquino especialista em obstetrícia e ginecologia,

Segundo o Spotify, esta playlist foi desenvolvida cientificamente (e testada e aprovada em diversas salas de parto) para acompanhar as mulheres durante todos os momentos do nascimento. A lista acompanha a experiência do parto, começando com canções lentas e suaves, que depois fazem a transição para músicas com uma batida mais forte para quando é a altura de fazer força.

Se prefere criar a sua própria playlist, Moritz deixa algumas recomendações:

Reconfortante e Familiar: A música que se escuta enquanto se dá à luz, deve ser reconfortante e familiar (não confundir com relaxante), de forma a colocar as gestantes confortáveis. A sala de parto não é o sítio para experimentar novas músicas ou géneros musicais, mas um lugar para recorrer a favoritos antigos e familiares.

Instrumentais Fortes: As músicas para o parto devem enfatizar as partes instrumentais, que a nossa mente processa intuitivamente, em detrimento das músicas com letras.

Duração e Variedade: Embora o tempo do parto varie, as mães expectantes devem criar playlists longas com uma vasta variedade de artistas. O Dr. Moritz recomenda um mínimo de cinco horas de música, ou de dez horas idealmente para mulheres que vão ser mães pela primeira vez.

Beleza: As músicas para a playlist de parto devem ser belas e fazer com que a mulher se sinta bela. O momento em que uma criança nasce é altamente emocional e memorável e a música que vai recordar desse dia deve perpetuar esse sentimento de beleza e de emoção.

Playlist para o parto

 


Está à espera de bebé? Gostava de ouvir música durante o parto?

Mais sobre ciência , música