O meu marido não quer ter filhos. E agora?

O meu marido não quer ter filhos. E agora?

Quando o desejo de ser mãe é forte, mas a opção do parceiro é contrária, o casal tem um problema para resolver. Como é que se lida com a situação de quando o homem não quer ter filhos?

Por Set. 9. 2016

Acontece normalmente por volta dos 25 anos. No almoço de domingo, a avó não perdoa: “Então quando é que casam?” Para tornar o jogo ainda mais difícil, a tia-avó sobe o patamar da conversa com um “depois têm logo filhos, não é?”

Esta pressão familiar é comum à maioria das famílias. As respostas são simples quando o casal tem a mesma opinião. Tal não acontece quando um deles partilha uma visão diferente dos seus objetivos de vida. “Sei que queres muito, mas eu não quero mesmo ter filhos” é difícil de ouvir. Mais ainda quando o seu relógio biológico não para de dar horas. Quando o homem não quer ter filhos, em muitos casos, é motivo para a relação deixar de funcionar.

De acordo com os dados da PORDATA, 8% dos portugueses em idade fértil não quer ter filhos. Muitos dizem não se sentir preparados (e até imaturos). Outros consideram que não têm estabilidade financeira para assumir essa responsabilidade. Há mesmo quem não tenha crianças nos seus planos, porque simplesmente não quer “encargos”.

Embora estes sejam motivos credíveis, pode ser duro e frustrante ter de aceitá-los. O que deverá fazer nesta situação?

O que fazer quando o homem não quer ter filhos?

Há que assumir que ficou uma conversa séria em falta antes de assumirem o compromisso – casamento ou não. É muito importante que saibam os objetivos futuros um do outro. Uma relação envolve um projeto de vida em comum. No caso de quererem ter filhos, este é um compromisso para a vida. O ideal é que, quando começarem a falar em juntar-se ou casar, ambos deem a sua opinião sincera.

Quando já assumiram a relação, tem três hipóteses: aceitar que não vai ser mãe, separar-se ou passar a vida com uma frustração imensa. A não fazer: insistir que tem de ter filhos ou provocar uma gravidez.

Ao aceitar que não vai ser mãe deve procurar outras alternativas para se sentir feliz. Por exemplo, investir em viagens em conjunto e apostar na sua carreira. Se nunca conseguir ultrapassar o desejo de ter filhos será eternamente insatisfeita e acabará por culpar o seu marido por isso. As discussões serão frequentes e o casamento acabará por se desgastar. Nestas alturas, a terapia (quem sabe em casal) deve ser uma aposta.

Para construírem uma família sólida, os desejos de ambos têm de ser respeitados. Há que encontrar um consenso (sem mentiras e cobranças) para que o futuro faça sentido para os dois.

O que acha deste tema? O que é que uma mulher deve fazer quando o marido não quer ter filhos?