Dicas para lidar com a queda de pelo do seu gato
É difícil apontar defeitos aos nossos animais de estimação mas, por vezes, torna-se complicado gerir a queda de pelo, não concorda? Saiba o que pode fazer para amenizar este problema.
A queda de pelo do seu animal de estimação é uma coisa natural e inevitável. Tal como o nosso cabelo, também o pelo tem o seu ciclo de vida: nasce, cresce, envelhece e cai, de forma natural. No entanto, ter pelos no chão, nos sofás e em toda a nossa roupa pode ser um pesadelo.
Por mais que se limpe, os pelos nunca desaparecem por completo e nem sempre nos sentimos confortáveis com a situação, sobretudo quando queremos convidar pessoas para nossa casa.
Para além disso, os gatos são animais que dedicam muito tempo à sua própria higiene pessoal, e isso faz com que acabem por ingerir uma grande quantidade de pelo, o que provoca sérios problemas gastrointestinais. Assim, reduzir a queda de pelo do seu gato não só vai atenuar este problema como também vai reduzir as reações alérgicas das pessoas ao pelo dos felinos.
No caso de sentir falhas ou queda de pelo acompanhada de feridas, fique alerta pois o seu gato pode estar com um problema de saúde. Esta queda anormal pode significar a presença de doenças.
- Queda excessiva: Desnutrição, stresse ou mudança ambiental;
- Queda localizada: Manchas sem pelo no gato são sinais de alergias, stresse ou fungos;
- Queda de pelo nas orelhas: otite e sarna de orelha;
- Queda de pelo e feridas: se a queda vier acompanhada de feridas, pulgas, alergia e insetos são as principais causas.
Cuidado com a alimentação
Uma alimentação adequada é imprescindível (e pode ser a chave) para que o pelo do seu felino seja forte e não caia. Ingredientes como ómega 3 e ómega 6 nutrem e fortalecem o pelo.
A queda excessiva de pelo pode significar que há uma carência dessas vitaminas. Por isso, garanta que o animal está a receber todos os nutrientes necessários. Pode sempre pedir ajuda ao veterinário para lhe ditar uma dieta equilibrada.
É óbvio que diminuir a queda de pelo nunca vai significar acabar de vez com ele, por isso o melhor será mesmo encontrar boas alternativas para tentar minimizar o problema. Ora veja algumas dicas.
Como lidar com a queda de pelo do seu gato
Escove o seu gato regularmente
Além dos cuidados de saúde em geral e de uma boa alimentação, é crucial que escove o seu gato com regularidade e com uma escova que não lhe agrida a pele.
No caso dos gatos de pelo curto, o cuidado deve ser semanal, já com os gatos de pelo semi-longo ou longo, deve ser um cuidado diário.
Muitos gatos adoram ser escovados e consideram o momento agradável e de cumplicidade com o seu dono. O ideal é habituá-lo a ser escovado sempre à mesma hora e de forma calma, para que se torne uma rotina.
Esta talvez seja a dica mais óbvia. No entanto, saiba que há escovas e escovas. O Furminator, por exemplo, está desenhado para pentear por baixo da primeira camada de pelos do seu gato, removendo delicadamente todo o pelo morto que este possa ter sem danificar a sua pele delicada. Esta escova consegue eliminar até 90% da quantidade de pelo que o seu gato solta.
Defina o sítio de descanso do seu gato
Tente habituá-lo a dormir num só local (lavável, de preferência), pode ser uma cama ou um cantinho confortável. Assim, os pelos ficam lá concentrados e consegue retirá-los com mais facilidade.
Dê-lhe um banho
Ao contrário do cão, o gato não precisa de tomar banho regularmente. Porém, um banho de vez em quando, principalmente na época de troca de pelo, pode ser uma excelente ideia.