Relações e família

6 tendências no universo do dating para 2022

Também os solteiros têm direito às suas próximas tendências. No mundo dos encontros amorosos, é isto que se pode esperar.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
6 tendências no universo do dating para 2022 6 tendências no universo do dating para 2022
© pexels
Marta Chaves
Escrito por
Fev. 10, 2022

Ficar solteira quando menos se espera pode ser assustador, quer seja porque a relação não correspondeu às expectativas desejadas, ou porque a idade, infelizmente, ainda está associada a uma série de metas a cumprir, segundo a sociedade em que vivemos.

Entrar no mundo dos encontros é uma nova oportunidade de encontrar o amor, e não só. Relações casuais, sexo casual, relações não assumidas ou simplesmente explorar o Tinder, são opções que entram neste cocktail de emoções que, nem sempre, trazem muita paz de espírito.

Definir limites e perceber o que, efetivamente, se pretende, pode ajudar a manter-se afastada de situações indesejadas e que não lhe trazem felicidade.

Mas é curioso saber o que os solteiros querem para 2022. De acordo com várias aplicações de encontros, como a Bumble, a Match ou a Badoo, há uma série de tendências que vêm para ficar no mundo do dating.

Reunimos algumas delas. Conheça-as.

Tendências de dating para 2022

As aplicações são para todas as idades

Que não existam dúvidas: namorar é para novos e para velhos. E instalar uma aplicação para o fazer é uma solução para encontrar alguém como qualquer outra.

O estigma de que a Internet é apenas para os jovens há muito que deixou de ser válida. Aliás, as pesquisas do Google mostram que a frase “aplicações de encontros para pessoas mais velhas” é cada vez mais procurada e, claro, isto mostra o interesse das gerações mais velhas em explorá-las.

Sim, 2022 vai ser o ano em que o amor chega a todas as idades, pela via digital.

Orgulhosamente solteira

Certamente já ouviu falar em conceitos como body shaming ou fat shaming (ou seja, envergonhar ou gozar com as pessoas quanto ao seu corpo ou por terem peso a mais), mas existe um menos conhecido, chamado de single shaming, que se traduz na pressão que a sociedade impõe às pessoas solteiras em encontrarem ou estarem com alguém.

Se é solteira, é possível que membros da sua família e amigos já tenham perguntado pelo namorado/a e há quanto tempo está sozinha.

Pois bem, durante a pandemia parece que as pessoas solteiras perceberam que podem e devem estar sozinhas enquanto bem lhes apetecer, afastando esta pressão de quem está à sua volta (muitas vezes, sem qualquer maldade).

A app Bumble mostrou que agora 53% das pessoas sente-se bem ao admitir que está bem sozinha, mesmo se continuar a ter encontros.

Maturidade emocional vs. atração física

“Este ano, pela primeira vez, houve uma queda na preferência dos solteiros pela atração física, dando prioridade a traços como ter uma mente aberta e uma maior tolerância”, diz o relatório da aplicação Match.

Os números mostram que sim, a parte física será sempre importante quando se conhece alguém, mas não é decisiva na hora de namorar. 83% dos solteiros prefere, agora, a maturidade emocional.

Namorar a seu tempo

A tendência chama-se slow dating e significa namorar de devagar ou levar as coisas devagar. Apressar uma relação e querer viver tudo muito rapidamente pode ser uma das razões para que um possível casal não resulte e, por isso, os solteiros estão agora mais conscientes e predispostos a conhecer bem outra pessoa, e com tempo.

“As pessoas estão a dedicar mais tempo a se conhecerem melhor e a construir uma conexão, antes de decidirem se querem encontrar-se pessoalmente ou seguir um relacionamento”, diz a Bumble em comunicado.

Match político

Quantas vezes já não ouvimos “não se discute política”? Bem, não só a frase está datada, como o crescimento de movimentos políticos extremistas trouxeram mais consciência ao público, que tem cada vez mais à vontade para expressar a sua indignação e fação política.

No mundo do dating, os solteiros levam este tema a sério e começam a procurar pessoas que partilhem as mesmas ideologias políticas.

Os solteiros sabem o que querem

É sério? São namorados? Gostam um do outro? Embora muitos solteiros possam ter dificuldades em perceber o caminho que estão a seguir com uma pessoa, parece que as dúvidas tendem a ficar para trás.

A aplicação Hinge revela que os utilizadores sabem cada vez mais o que querem e pretendem evitar desilusões a todo o custo. Posto isto, as relações não definidas e complicadas irão ficar no passado.

Últimos