© Unsplash
Este famoso teste de personalidade pode ajudar a encontrar o amor

Este famoso teste de personalidade pode ajudar a encontrar o amor

Conheça, uma a uma, as características principais no amor dos tipos de personalidade saídos do Teste Myers-Briggs.

Por Mai. 27. 2024

O amor tem muitas nuances e a ciência da compatibilidade não é infalível, como mostram os programas de televisão que juntam pessoas, que raramente ficam juntas, mas não custa tentar encontrar alguém com quem se tem algo em comum, pois, à partida, isso aumenta as chances de se estabelecer relações duradouras. Um dos testes de personalidade usado para o campo do amor é o Teste Myers-Briggs, também muito utilizado por empresas de recrutamento.

Mas afinal que teste de personalidade é este? Tem 88 questões e foi formulado pela dupla de mãe e filha Katharine Cook Briggs e Isabel Briggs-Myers, e tem como base os tipos psicológicos de Carl Gustav Jung. Classifica-nos em 16 tipos de personalidade, compostos por quatro letras que derivam da forma como interagimos com o mundo – Extroversão (E) ou Introversão (I); como processamos informações – Sensibilidade (S) ou Intuição (N) –; como tomamos decisões – Pensamento (T) ou Sentimento (F) – e, por fim, como organizamos as nossas vidas – Julgamento (J) ou Perceção (P).

Qual será o seu (e o do seu parceiro ou parceira) tipo de personalidade? Ora veja.

© Pexels

Os 16 tipos de personalidade

Analistas

1. Arquiteto (INTJ – Introversão Intuição Pensamento Julgamento)

É uma pessoa atenciosa, estratégica, calculista e reservada. Por isso, não faz grandes declarações de amor, mas isso não significa que não goste da outra pessoa. Os seus superpoderes são o confronto saudável, a autoconfiança e levar os compromissos a sério.

2. Lógico (INTP – Introversão Intuição Pensamento Perceção)

Tende a abordar o amor de forma racional e é cético, analítico e flexível. Acha-se único, é extremamente inteligente e criativo. No amor, dá o primeiro passo sem problemas e tem como ponto forte a coragem. Consegue comunicar os seus desejos e dá importância às relações profundas, apesar de se concentrar sobretudo em factos.

3. Comandante (ENTJ – Extroversão Intuição Pensamento Julgamento)

A sua característica principal é ser muito direto, logo poderá faltar-lhe alguma sensibilidade. Olha sempre para o que vem aí e o seu ponto forte é a força de vontade. Tem carisma, autoconfiança e gosta de planear o futuro. Vê o conflito como algo positivo nos relacionamentos e é muito franco.

4. Inovador (ENTP– Extroversão Intuição Pensamento Perceção)

É um tipo de personalidade muito divertida e encara o namoro como diversão. Contudo, quando está de mau humor também o mostra e gosta de uma boa discussão. Adora exercitar a sua inteligência e capacidade analítica para perceber os outros. O seu superpoder é a comunicação e gosta de testar os limites dos parceiros. Supera com facilidade o fim de relacionamentos, mas comprometem-se quando estão numa relação.

Diplomatas

5. Advogado (INFJ – Introversão Intuição Sentimento Julgamento)

É calmo e equilibrado e, quando ganha coragem para declarar o seu amor, nada o para. O amor incondicional faz parte da sua personalidade e a sensibilidade é o seu ponto forte. É bom comunicador e consegue conectar-se facilmente com os outros. As relações, para o advogado, têm de ser significativas. Tenta sempre perceber o que está por trás do comportamento do parceiro.

6. Mediador (INFP – Introversão Intuição Sentimento Perceção)

Ama com todo o coração e, quando alguém se abre com ele, é fácil perceber como leva a sério os seus sentimentos. Contudo, por um lado, tem dificuldade em reconhecer e expressar as suas necessidades e precisa de momentos de silêncio e de reflexão; por outro, é muito sensível às necessidades do outro. É idealista e o seu grande ponto forte é o apoio ao parceiro.

7. Protagonista (ENFJ – Extroversão Intuição Sentimento Julgamento)

Muito seguro de si, torna-se facilmente atraente para os outros. O problema é que dá muita atenção às suas próprias necessidade amorosas, esquecendo-se dos sentimentos do outro, mas com tempo vai lá, pois o seu ponto forte é o crescimento, o seu, mas também o de incrementar o dos outros. É um líder por natureza e tem capacidade de comunicação, sendo ainda afetuoso e divertido. É um fã de compromissos.

8. Ativista (ENFP– Extroversão Intuição Sentimento Perceção)

Está sempre rodeado de amigos e de possíveis flirts, por ser muito espontâneo, no entanto, consegue estabelecer ligações fortes com os outros e é excelente a ler quem o rodeia. É afetuoso, leal, charmoso, enérgico, independente e está sempre à procura de um significado mais profundo e sabe comunicar. O seu ponto forte é a dedicação.

© Unsplash

Sentinelas

9. Logístico (ISTJ – Introversão Sensibilidade Pensamento Julgamento)

À primeira vista pode parecer frio, porque demora a abrir o seu coração, mas, quando o faz, ama com toda a alma e é muito leal. Tem alguma dificuldade em expressar as suas emoções, mas o compromisso é o seu ponto forte. Sabe comunicar, ouvir e tem capacidade de receber críticas construtivas.

10. Defensor (ISFJ – Introversão Sensibilidade Sentimento Julgamento)

No amor não se precipita, ou seja, pensa muito e precisa de tempo para desenvolver um relacionamento, optando por aqueles que têm potencial para durar. Quando se abre, mostra a sua verdadeira personalidade e está sempre pronto a dar apoio emocional e conselhos práticos a quem o rodeia. Valoriza muito as relações, mas tende a criar alguma dependência, por isso deve trabalhar a autoestima. Os seus pontos fortes nos relacionamentos são o saber ouvir e a defesa de quem gosta.

11. Executivo (ESTJ – Extroversão Sensibilidade Pensamento Julgamento)

Os relacionamentos amorosos têm um papel central na vida do executivo e é fã do amor para a vida. Tem é de aprender que os outros não mudam e que nem sempre o amor perdura. O seu superpoder é a determinação e é muito resiliente. Também é muito claro e dá a conhecer os seus planos para os relacionamentos desde o início.

12. Cônsul (ESFJ – Extroversão Sensibilidade Sentimento Julgamento)

Quando gosta de alguém, cria vínculos muito fortes e raramente deixará de parte a outra pessoa. Esta conexão profunda pode criar dependência, por isso, precisa de se colocar em primeiro lugar, algo que por vezes esquece. O seu ponto forte é a confiabilidade. É uma pessoa muito social e gosta de conversas sobre assuntos práticos e alegres.

© Unsplash

Exploradores

13. Virtuoso (ISTP– Introversão Sensibilidade Pensamento Perceção)

A liberdade norteia a sua vida e não é diferente nos relacionamentos, portanto procura sempre uma pessoa que queira descobrir o mundo e não que o oprima. Parente dificuldades, tende a fugir, mas isso nem sempre significa o fim de um relacionamento. Tem o respeito como base de um relacionamento e espera o mesmo do parceiro.

14. Aventureiro (ISFP – Introversão Sensibilidade Sentimento Perceção)

Adora perder-se nas suas paixões e é espontâneo, mas odeia impor os seus sentimentos e, por isso, muitas vezes prefere ficar em silêncio, em vez de ouvir um não. Resultado, pode perder muitas oportunidades. O seu grande poder é apreciar a beleza, criar conexões com os outros e ser um bom ouvinte.

15. Empreendedor (ESTP – Extroversão Sensibilidade Pensamento Perceção)

Não leva os sentimentos muito sério, vê o amor como uma atividade recreativa e é feliz quando desfruta da companhia de outra pessoa. O ponto forte é a espontaneidade e os mimos aos parceiros, pois está atento às necessidades destes. Às vezes, precisa de uma conversa séria para ser chamado à realidade e investir num relacionamento sério. É charmoso e sensual.

16. Animador (ESFP – Extroversão Sensibilidade Sentimento Perceção)

É extrovertido, flexível, espontâneo, sensual, amigável e, como todas as pessoas se sentem muito à vontade perto dele, tem relacionamentos com muita facilidade. Quando encontra a pessoa certa, deixa-se levar e tem como ponto forte a força emocional. Tem sempre uma lista de atividades divertidas para fazer.

© Unsplash

Curiosa? Faça o teste em aqui.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº287, maio de 2024.
Mais sobre amor