Relações e família

9 truques para a ajudar a educar o seu cão

Um cão bebé que seja bem treinado e obediente tem mais probabilidade de se tornar um cão adulto equilibrado e feliz, daí a importância do treino.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
9 truques para a ajudar a educar o seu cão 9 truques para a ajudar a educar o seu cão
© unsplash
Marta Rebelo da Silva
Escrito por
Jul. 07, 2021

Treinar um cão pode ser mais difícil do que parece (e não parece fácil). Os caninos são movidos pelo seu instinto e têm personalidades muito particulares, por isso as respostas às técnicas de treino “testadas e comprovadas” variam imenso de cão para cão.

Mas vale a pena ter o trabalho de treinar o seu cão? A resposta é sim. O treino ajuda o animal a lidar com experiências desconhecidas e ajuda a evitar o medo de conhecer novas pessoas, permitindo, assim, que ele se torne num animal mais confiante em situações de socialização. Com a inclusão do treino no tempo de brincadeira o animal aproveita ainda toda essa energia extra e mantém-se feliz e saudável.

Se o seu cão for treinado, há mais garantias que se porte bem, – quer esteja sozinho em casa, com outros animais ou com pessoas, quer seja amigável, obediente e divertido.

Concilie estas dicas com um treino baseado em recompensas. Mostrar-lhe que fez algo bem é uma parte importante do processo de treino. Tente usar um biscoito (com poucas calorias) ou, se preferir, dê-lhe um croquete da porção diária de alimento. Se quiser optar por recompensas não comestíveis pode tentar elogios, dar-lhe atenção ou o brinquedo favorito. Tudo isso funcionará bem e como incentivo para repetir o comportamento.

Para um treino bem sucedido é crucial aprender com o seu cão e encontrá-lo no ponto onde ele está, não onde quer que ele esteja.

 9 truques para a ajudar a educar o seu cão

1. Socialização

Em entrevista ao Pure Wow, Courtney Briggs, a treinadora do Zoom Room Dog Training, diz que a socialização é “a chave absoluta para começar com a melhor pata daqui para a frente”. E mais. O ideal é mesmo iniciar o processo de socialização antes que o seu cão complete os quatro meses.

2. Pesquise sobre a raça do seu cão

A treinadora recomenda pesquisar sobre a raça do seu cão tanto quanto possível, especialmente se estiver a adotar um cão pela primeira vez. Isso pode ajudá-la a compreender as diferentes motivações por trás de suas ações.

Por exemplo, Briggs explica também que cães criados para caçar têm um forte impulso de caça e podem distrair-se facilmente durante as sessões de treino. Existem determinadas táticas que podem resultar melhor com eles do que com outro tipo de cães.

3. Pesquise a história do seu cão

Mais do que a raça, a história do seu cão dita como eles responderão ao treino. Se adotar um cão idoso ou vindo de um abrigo, é fundamental que compreenda as circunstâncias em que ele viveu até chegar até si. Ter conhecimento sobre possíveis traumas terá mais importância do que saber se é um Labrador Retriever ou um Doberman.

4. Treine depois do exercício

Zak George, um famoso treinador de cães e autor do livro Zak George’s Dog Training Revolution, sugere a todos os donos que treinem os seus cães depois de uma sessão de exercício. A maior parte dos cães têm muita energia, especialmente quando são pequenos, por isso, se lhe tentar ensinar antes que eles tenham a hipótese de queimar parte dessa energia e correr, eles podem estar distraídos demais para conseguir aprender.

5. Use boas recompensas

O Zoom Room Training incentiva os donos a usarem guloseimas como moeda de troca, em vez de apenas comida – para um cão receber uma guloseima é como receber por um bom trabalho. Se quiser que ele lhe obedeça, faça com que valha a pena, dê-lhe uma recompensa que ele vá mesmo adorar.

6. Use recompensas suaves

Uma das chaves para um  treino bem sucedido é o uso da recompensa imediata e, de seguida, repetir o mesmo processo várias vezes para cimentá-lo no cérebro do animal. Se demorar muito tempo, depois de completar a tarefa, para entregar a recompensa pode ficar confuso para o cão perceber que ação é que mereceu o prémio.

Oferecer recompensas suaves durante as sessões de treino reduz o tempo de mastigação para que possa voltar imediatamente à aula. Pense em biscoitos como uma gratificação instantânea que pode (e deve) repetir imediatamente.

7. Use um clicker

E por falar em imediatismo e repetição, há que ser consistente. Um clicker possibilita-lhe as três coisas. Ao usar um clicker entre a ação do seu cão e a entrega da recompensa, fornece um som instantâneo e consistente que o seu cão reconhecerá como um trabalho bem feito.

Por exemplo, diga “senta-te” e o seu cão senta-se. Em vez de concordar com a sua própria voz, que pode variar de um dia para o outro, clique no botão. De seguida, diga: “bom trabalho!” e entregue-lhe uma recompensa que ele goste. Depois é só repetir o processo.

8. Prova Prática

Geralmente, é aconselhado introduzir o treino em casa, sendo este um local mais silencioso (ideal para reduzir o risco de distrações) e familiar. Depois de acertar numa tarefa aumente gradualmente a dificuldade testando-o quando estiver num espaço novo ou rodeado por estímulos desconhecidos. O seu amigo de quatro patas deve conseguir sentar ou ficar, independentemente da hora do dia, da pessoa que mande ou dos cheiros envolventes.

9. Estabeleça horários de refeição

Em vez de deixar comida na taça durante todo o dia para ele comer quando quiser, estabeleça uma hora específica para a refeição e cumpra da forma mais rígida possível. Para além de o manter num peso saudável, ensiná-lo-á também que quem lhe dá comida é você, aumentando a probabilidade de ele lhe obedecer.

Fonte: Pure Wow

Últimos