25 resoluções (realistas) para colocar em prática em 2024
“Ano novo, vida nova”. Este é o ponto de partida para a nossa lista de resoluções de ano novo que, muitas vezes, acaba por não ser cumprida. E que tal optar por objetivos mais pequenos, mas que a levarão a grandes mudanças?
Acabou de gritar “3… 2… 1… Feliz 2024”, o que significa que chegou o momento de recomeçar, definir novas metas e criar outras oportunidades. É altura de fazer um balanço do ano que ficou para trás e planear o que aí vem.
No entanto, fazer uma lista com as metas que pretendemos alcançar, nem sempre é fácil. Deve afastar-se das resoluções mais comuns (mas menos concretizáveis) e focar-se em ideias mais concretas e alcançáveis.
Para que chegue ao fim do próximo ano com a sensação de dever cumprido, sugerimos 31 resoluções de ano novo para pôr (mesmo) em prática.
31 resoluções (realistas) de ano novo
1. Ter (pelo menos) um pensamento positivo todos os dias
Ver a vida de forma positiva é um hábito que se treina. Comece por ter um pensamento positivo por dia (pode definir uma hora para o fazer e definir um alarme no seu smartphone para não se esquecer). Parece estranho mas funciona como qualquer treino com hora marcada!
Com o tempo, vai começar a ver (mais vezes) o copo meio cheio, em vez de meio vazio.
Pode também escrevê-lo em pequenos papéis, colocar num frasco e, no último dia do ano, rever todas as memórias felizes de 2024.
2. Retomar contacto com uma velha amiga
Sabe aquela amiga de infância que já não vê há anos, mas na qual pensa frequentemente? Ligue-lhe. Não só irá sentir-se feliz por conversar novamente com ela, como se sentirá empoderada ao ganhar coragem para o fazer.
3. Sair a horas do trabalho
Quantas vezes já ficou com a sensação de que vive no trabalho e visita a sua casa? Se já cumpriu o seu dever, saia a horas do local de trabalho (sem medo dos olhares reprovadores) e aproveite o tempo para fazer o que mais gosta.
Assim, terá finalmente tempo para ler mais livros, aprender uma nova língua (aquela que se fala no seu próximo destino, por exemplo) ou investir em novos hobbies, seja estes ligados ao universo das artes, desporto ou qualquer outro.
4. Reduzir o plástico descartável
Substituir as garrafas de água descartáveis ou os copos de plástico para o café é um bom primeiro passo. Hoje em dia, existem várias alternativas reutilizáveis e nada caras.
Se já tem estes hábitos, passe para o nível seguinte: substituir a escova de dentes por uma em bambu, abolir os discos de algodão ou trocar os sacos de plástico pelos de pano. O truque é ter sempre um na carteira ou mala do carro.
5. Dançar mais!
Um estudo de 2018 defende que, nas escolas, a dança devia ser uma disciplina tão importante como a matemática ou as ciências, devido aos seus inúmeros benefícios.
Estimula a socialização entre as crianças e contribuiu para o desenvolvimento de valores como a partilha ou o respeito pelo próximo, além de todas as vantagens ao nível da saúde, claro.
Seja sozinha, com os seus filhos, com o seu companheiro ou em grupo. Ao som de salsa, hip hop, jazz ou flamenco, em casa ou na rua. Da próxima vez que lhe perguntarem “a menina dança?”, responda afirmativamente!
6. Aprender uma língua nova
Dizem que nunca é tarde para aprender, certo? Se o inglês é o seu “calcanhar de Aquiles”, está na hora de tratar do assunto. Para os mais corajosos, o espanhol (não, o “portunhol” não é suficiente quando visitar os nuestros hermanos), o alemão ou o mandarim são boas opções.
Se achar que não tem tempo para se juntar a uma turma numa qualquer escola de línguas, faça o download de uma aplicação – como o Duolingo, por exemplo – e dedique pelo menos 10 minutos por dia.
7. Aprender a tocar um instrumento
Tocar piano, violino ou saxofone faz parte do imaginário de muitas de nós. Se tocar um instrumento é algo que sempre quis aprender, saiba que esta atividade lhe trará inúmeros benefícios, tanto para o corpo como para a mente.
No caso dos adolescentes que iniciam esta prática ainda enquanto crianças, está provado que têm melhores notas.
8. Mexer-se mais
Não precisa de ir a correr inscrever-se no ginásio mais próximo (onde, provavelmente, nunca irá meter os pés). Comece por pequenas mudanças: corra com a preguiça da sua vida e levante-se do sofá com mais frequência, faça pequenas caminhadas ao ar livre ou divirta-se com os seus filhos em atividades mais dinâmicas.
9. Ultrapassar um medo/fobia
Todas temos medo (muitas vezes escondido) de alguma coisa, certo? Andar de avião? Falar em público? Esta é uma das resoluções de ano novo que, depois de cumprida, é altamente libertadora. Arrisque e saia da sua zona de conforto.
10. Aprender a cozinhar
É daquelas que conseguiu fintar a falta de gosto por culinária com a ajuda do robot de cozinha? Acredite que é possível aprender e despertar o gosto pela arte de (bem) cozinhar.
Como? Recorrendo a cursos presenciais, online ou livros de receitas. Pode ser bastante terapêutico, ajudando-a relaxar numa tarefa que é rotineira.
Sugestões de livros de receitas:
- Receitas Saudáveis, de Jamie Oliver;
- Simples e Saudável, de Joana Moura;
- Comida Rápida e Deliciosa, de Gordon Ramsay;
- Mais por Menos: Comer bem por 2,50€ a dose, de Teresa d’Abreu;
- Planear, Cozinhar e Congelar, de Isabel Zibaia Rafael.
11. Poupar todos os dias
Este pode ser um exercício divertido para fazer com as crianças ou, até mesmo, com o seu companheiro. Comprometa-se a colocar de lado uma pequena quantia fixa de dinheiro todos os dias e, no fim do ano, surpreenda-se com o resultado.
Pode ainda descobrir as nossas 21 dicas práticas para poupar.
12. Beber (mais) água
Todas sabemos que devemos beber (pelo menos) 1,5 de água por dia, mas nem sempre é fácil cumprir esse objetivo.
Beba um grande copo de água ao acordar, outro ao deitar e tenha uma garrafa (reutilizável) sempre por perto. Se for necessário, ative um alarme no seu telemóvel para a despertar para este hábito.
Nos dias mais frios, troque-a pelo chá – existem milhares de sabores para experimentar, o que a deixará entusiasmada de cada vez que comprar um novo.
13. Fazer um digital detox
Passar menos tempo nas redes sociais tem muitas vantagens. Ok, sabemos que não é uma tarefa fácil… Mas pode começar devagar e ir aumentando o nível de dificuldade, como se fosse um jogo.
Comece, por exemplo, por fazê-lo uma vez por mês. Depois, estenda-o a um fim de semana por mês, até conseguir colocar em prática durante um período total de férias.
Muitas vezes nem nos apercebemos a ansiedade que as inúmeras notificações e o scroll infinito provoca em nós.
14. Visitar um dos sítios da sua bucket list
As bucket lists são como as listas de resoluções de ano novo: são para ser cumpridas. E não têm de ser compostas, apenas, por destinos longínquos e paradisíacos. De certeza que há sítios bem perto que gostaria de visitar.
15. Comer de forma equilibrada
Em vez de fazer dieta (que, muitas vezes, significa fazer restrições alimentares com consequências para a saúde), opte por fazer escolhas acertadas e comer de forma equilibrada, sem se privar de nada. Siga estes cinco (bons) hábitos.
16. Relembrar o quanto gosta de alguém todos os dias
Esta é uma das resoluções de ano novo mais fáceis e, ao mesmo tempo, mais gratificantes. Ligue, envie uma mensagem, ofereça um ramo de flores ou um bilhete escrito à mão, seja aos seus pais, avós, filhos, par romântico ou amigos.
17. Aprender a maquilhar-se
Este passo pode já fazer parte do dia a dia de muitas de nós. Porém, ainda há quem olhe para a maquilhagem como um bicho de sete cabeças.
Aprenda, de uma vez por todas, a desenhar aquele eyeliner afiado, capaz de cortar tudo o que se aproximar de si, ou a impedir que a base desapareça ao longo do dia. Como? Faça um workshop, tire todas as suas dúvidas e invista em si e na sua autoconfiança.
18. Deixar de pôr açúcar no café
Pode não parecer, mas esta é uma das resoluções mais fáceis de pôr em prática e com um grande benefício. Reduza gradualmente o açúcar no café ou substitua-o por canela.
19. Organizar o seu armário
Lembre-se da premissa “menos é mais” e faça uma limpeza ao seu guarda-roupa. Nós damos uma ajuda e dizemos-lhe 5 coisas que tem de tirar do guarda-roupa.
Ao organizar as peças, coloque em caixas diferentes o que pretende doar a uma instituição, vender ou reciclar.
20. Fazer voluntariado
Sabia que fazer voluntariado está diretamente ligado a um aumento da sensação de felicidade?
Não precisa de ir para o outro lado do mundo para o tornar siginificante. Mais perto de si do que imagina, há muito por fazer. Faça companhia regular um vizinho mais velho ou ajude uma organização local.
21. Plantar uma árvore
Ter um filho, escrever um livro e… plantar uma árvore. Quem nunca ouviu dizer que esta é a fórmula para uma vida completa? Seja por este motivo ou, simplesmente, por gosto, faça-o. O ambiente agradece.
22. Retomar uma atividade que fazia em criança
Pode não ser uma atividade que acrescentaria à sua lista de resoluções para o ano novo, mas pode ser bastante prazeroso.
Volte às aulas de ballet ou a andar de bicicleta. Entregue-se à nostalgia e regresse à infância. É muito provável que a antiga paixão ainda a faça sentir borboletas na barriga de felicidade.
23. Aprender a meditar
Com algum treino, bastam poucos minutos por dia para meditar. Desligue, respire e relaxe. Conheça estas oito apps que a vão ajudar a meditar.
24. Conhecer novas pessoas
Há quanto tempo não cria uma nova amizade? Manter os velhos amigos é um ótimo sinal, mas conhecer pessoas diferentes é igualmente importante.
Se é tímida e precisa de um empurrão, aqui ficam alguns desbloqueadores de conversa que podem ajudar.
25. Não comer carne uma vez por semana
Esta é uma pequena mudança que trará grandes benefícios, não só para o ambiente, como para a sua saúde. Conheça estas três receitas vegetarianas fáceis que a vão ajudar.