Os lanches fazem-nos lembrar a casa das avós. Depois de umas horas de brincadeira, joelhos esfolados e mãos cheias de tinta ouvíamos as palavras de ordem: “venham lanchar”. À nossa espera, o banquete. Nunca variava por um motivo: era sempre aquilo de que mais gostávamos.
Memórias bonitas, que nos acompanham sempre, principalmente quando o nosso “relógio gastronómico” pede por um bom lanche. É a pensar nas tardes frias e chuvosas que aí vêm (e nas suas memórias) que escrevemos este artigo. A seguir, encontra vários motivos para se deliciar, pois mostramos-lhe os sítios onde deve ir lanchar com os amigos e família nos próximos tempos.
Conheça estes 11 lanches deliciosos
1. Bastardo em Lisboa
Em tempos, este restaurante cosmopolita foi um salão de chá. Hoje, a tradição ainda está lá, no sommelier de chás, um carrinho cheio de ervas frescas para infusões feitas na hora. Além disso, o Bastardo tem um carta de lanches com propostas como panqueca com banana e chocolate, cappuccino com espuma de creme brulee, pastel de queijo de cabra e scones.
2. A Luz Ideal em Lisboa
Fica numa esquina com muita luz, daí o nome assentar-lhe muito bem. É um ótimo lugar para lanchar sozinha e estudar ou fazer algum trabalho, mas também é um bom sítio para reunir um pequeno grupo. Prove os scones com manteiga e o chocolate quente ou divida a taça de biscoitos e um bule de chá.
3. Mercearia Criativa em Lisboa
Produtos portugueses (preferencialmente biológicos) de pequenos produtores é uma das máximas deste sítio onde pode lanchar, por exemplo, scones de batata com doce e manteiga, bolo do caco da Madeira ou bolo levedo dos Açores e iogurte grego Yonest com polpa de fruta natural.
4. LXeesecake em Lisboa
Em 2014, quando abriu no LX Factory, só tinha uma mesa. Agora, já num espaço maior no mesmo sítio, há 25 lugares sentados. Como o nome indica são os cheesecakes que reinam, com sabores como frutos vermelhos, chocolate negro, banana e caramelo, abóbora e figo e mel.
5. Croissant Gigante em Lisboa
Se gosta de croissants tem de ir a este sítio no Bairro Alto, onde cada um tem, imagine-se, 240 gramas. A ideia é o cliente escolher o recheio – há mais de dez, entre doces e salgados. Experimente o de queijo de cabra com pera, salmão com queijo creme e cebolinho ou mel e pinhões.
6. Bread 4 You em Lisboa
O fabrico do pão deste espaço é todo feito na loja, a partir das 6 da manhã. Durante o dia, a montra está sempre repleta de pães de 10 variedades. Há, por exemplo, pão de trigo vermelho e pão recheado com chocolate. Acompanhe com um dos chás biológicos disponíveis.
7. Casa de Chá de Santa Isabel (Vicentinas) em Lisboa
Num dos cantos deste espaço há uma lareira enorme, que aquece e torna o espaço confortável quando está mais frio. Na carta há chocolate quente servido num púcaro, scones com manteiga e compota, tarteletes de limão, mini cheesecakes e bolos caseiros à fatia.
8. Tavi no Porto
É um espaço com uma vista incrível para o mar, com opções ao lanche como tarte de frutos vermelhos, iogurte com morangos frescos e sanduíche de salmão fumado. A partir de meio de novembro, o Tavi vai ter o Lanche de Natal, um buffet a 8€ pessoa (mínimo 6 pessoas), com doces típicos da época.
9. A Bolacheira no Porto
Abriu no início de setembro na Foz e, tal como o nome indica, é um espaço especializado em bolachas. Além delas (há de limão e canela, avelã e lima e coco, por exemplo) pode provar também tarte de lima, banana e caramelo e acompanhar com um dos sumos do dia.
10. Moustache Coffee House no Porto
Foi uma das primeiras coffee houses do Porto. Lá dentro o cheiro a café e cappuccino é rei. Para lanchar peça o redvelvet com creme e chocolate Raffaello e um chocolate quente (ou então opte pelo cappuccino aromatizado com avelã).
11. Maria Bôla no Porto
É fã de bôla? Por si comia-a em todos os lanches da sua vida? Então tem de ir a este sítio, onde há bôla com vários recheios (queijo e fiambre, alheira, carne e castanhas e até uma opção veggie). Para acompanhar peça chá de frutos.
Onde é que costumar comer lanches incríveis? Conheça ainda 6 restaurantes de praia no sul.