Restaurantes e bares

Florbela: uma pâtisserie proibida para quem gosta de pastelaria francesa

É entre estantes recheadas de livros e obras literárias caídas do teto que é possível experimentar diferentes doces de inspiração francesa, na Florbela Pâtisserie, um espaço impeditivo para quem não consegue ceder à tentação de tartelettes, éclaires ou macarons.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Florbela: uma pâtisserie proibida para quem gosta de pastelaria francesa Florbela: uma pâtisserie proibida para quem gosta de pastelaria francesa
© Carlos Vieira.
Inês Aparício
Escrito por
Ago. 21, 2023

Livros pendurados do teto por fios (quase) invisíveis. Um grande candelabro a iluminar o espaço. Obras de múltiplos escritores organizadas em longas estantes. Poltronas espalhadas por uma pequena sala que nos faz viajar, mentalmente, até Paris. E um oh la la a sentir-se no ar.

É este o ambiente que encontramos ao entrar na Florbela Pâtisserie, uma recente pastelaria de inspiração francesa, inserida no Torel Palace Porto.

Florbela Pâtisserie

© Carlos Vieira

Numa homenagem a Florbela Espanca – uma das duas escritoras femininas que dão nome a dois dos 24 quartos deste palacete que foi, noutras vidas, sede da Real Companhia Velha, uma empresa ligada ao vinho do Porto, e também o antigo ISCAP -, este espaço convida-nos a parar e ler, finalmente, aquele livro que temos na mesa de cabeceira há demasiado tempo.

Pastelaria com sotaque francês

Afinal, entre tantos títulos, é impossível não ganharmos vontade de devorar obras como quando tínhamos férias de três meses, na escola. E por falar em “devorar”, será também difícil resistir aos doces que surgem, alinhados, na montra.

Desde os clássicos éclairs, macarons ou tarteletes de framboesa e chocolate aos doces com combinações inusitadas – mas deliciosas e imperdíveis -, como jasmim e ginja ou noz com pêra e fava tonka, há diferentes opções para experimentar.

Florbela Pâtisserie

© Carlos Vieira

Porém, é necessário ter em conta que os sabores e seleção podem variar de dia para dia, não só por uma questão de sazonalidade, como de inspiração e desejos de Eva Monteiro, a mente por trás das propostas da Florbela Pâtisserie.

Alternativas aos doces

O piso térreo do hotel de cinco estrelas, na rua de Entreparedes, na Invicta, não se faz, contudo, apenas para os palatos mais gulosos.

Além de pastelaria de inspiração francesa, encontramos refeições leves, como burrata alla caprese, torrada em pão de massa mãe de cereais ou ovo com molho holandês e bacon.

Há, ainda, uma variada carta de bebidas, composta por infusões, champagnes e espumantes, cocktails e vinhos selecionados pelo chef Vítor Matos, que tem o leme do restaurante Blind, também no Torel Palace Porto.

Florbela Pâtisserie

© Carlos Vieira

Acompanhado por qualquer uma destas opções, pode assistir a apresentações de livros, com a presença dos autores, neste palacete do século XIX. Estes eventos pontuais, que fazem parte do book club criado já no ano passado, pretendem “celebrar a importância de contar histórias e a magia que se enconta nas páginas”.

Florbela Pâtisserie está de portas abertas, todos os dias, das 11h30 às 23h00.

Últimos