Quando vai para a Comporta fá-lo só pelas praias? Se for como nós, antes de ir ver a meteorologia, vai ao Google pesquisar “restaurantes Comporta”. Se é habitué da zona eleita pelo jornal The New York Times como o 25.º local (entre 52 em todo o mundo) a ir de férias este verão, então está safa. Se não, leia o que se segue.
Restaurantes Comporta: os “nossos” 7 favoritos
O jornal antes citado chama esta reserva natural protegida de “o anti-Algarve, a uma hora de Lisboa”. As cegonhas que ocupam quase (se não) todos os telhados das casas denunciam que chegámos à zona da Comporta e Carvalhal.
Quem lá passa férias costuma dizer que parece que está noutro mundo. O ar, o cheiro, as pessoas sentadas nas portas, as dunas, os arrozais e as praias – tudo isto faz com que este destino seja único e… esteja cada vez mais na moda. Uma das principais razões, para além da sua beleza natural, é que também aqui se come muito bem. Para lhe facilitar o trabalho, dizemos-lhe os sete restaurantes onde deve ir almoçar ou jantar na Comporta. Uma dica: no que toca a restaurantes na Comporta, reserve sempre e cedo – arrisca-se a jantar à hora da ceia. Mas também, está de férias…
1. Museu do Arroz na Comporta
Uma antiga fábrica de descasque de arroz deu lugar a este restaurante com vista para os arrozais. Neste clássico da Comporta pode (e deve) experimentar, entre outras delícias, arroz do mar com peixe do dia, arroz de tamboril e cataplana de peixe.
2. Comporta Café na Comporta
Outro clássico na praia da Comporta. É um sítio onde se está bem de manhã a beber sumo natural, ao almoço a comer peixe grelhado com arroz da região e ao final da tarde a beber um cocktail. Em agosto, o Comporta Café transforma-se à noite numa discoteca, com festas muito giras para ir com amigos.
3. Dona Bia na Comporta
A 4 de julho recebeu o conhecido ator Harrison Ford e a sua mulher ao jantar. Nada que este restaurante não mereça. É que a qualidade da comida faz juz às longas filas que todos os dias se vêm à porta. Para provar sugerimos o pregado à Bulhão Pato com arroz de coentros. Imperdível!
4. Ilha do Arroz na Comporta
É outro restaurante da praia da Comporta. Todo em madeira, este espaço típico de praia serve peixe fresco grelhado e marisco. Este ano inaugurou o bar da Ilha, uma zona onde pode pedir sumos naturais e cocktails.
5. O Gervásio nos Brejos da Carregueira de Baixo
É um dos restaurantes mais acarinhados e frequentados daquela zona – quer para almoçar ou jantar, quer para reunir um grupo de amigos depois da refeição. Da carta destaca-se o choco frito cortado aos pedaços com alho e coentros e o frango grelhado. Preços justos que fazem juz à qualidade da comida.
6. O Tobias no Carvalhal
No Carvalhal, toda a gente conhece o senhor Tobias, homem simpático que serve há muitos anos o melhor arroz de marisco da região. Embora não consigamos comer mais nada quando lá vamos, senão este prato (porque é mesmo muito bom), sugerimos também as amêijoas à Bulhão Pato como entrada.
7. Sal no Carvalhal
No ano passado ficou nas bocas do Mundo por ter sido reconhecido como o melhor bar de praia, segundo a Condé Nast Traveler. Este ano, continua fiel à nomeação. Não deixe de provar as amêijoas à Bulhão Pato e a sopa do mar.
Conhece algum destes restaurantes na Comporta e Carvalhal? Sugere-nos mais algum?