Apenas 10 minutos de caminhada por dia podem dar-lhe mais anos de vida
E se lhe dissermos que em apenas alguns minutos pode mudar a sua vida? Há um novo estudo que refere o impacto de uma simples caminhada diária a longo prazo. Os dados são impressionantes.
Podemos dizer que não é surpresa para ninguém que o exercício ou a atividade física diária é indispensável para uma vida mais saudável. A Organização Mundial de Saúde recomenda entre 150 a 300 minutos de exercício físico por semana para adultos ou 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.
Mas, colocando a sinceridade em cima da mesa, o ritmo acelerado da vida, o stresse e a pressão profissional deixa muito pouco espaço para que, de manhã ou ao final do dia, se tenha disponibilidade para conseguir dedicar uma hora ou mais a uma atividade física.
Felizmente, há agora novos dados que referem que apenas alguns minutos de exercício podem já ter um impacto direto na sua saúde.
Uma investigação americana publicada na JAMA Internal Medicine refere que fazer uma caminhada diária, ou outro tipo de atividade física moderada, de 10 minutos, ajuda a prevenir mais de 110 mil mortes todos os anos. Esta é a primeira vez que se usam acelerómetros para estimar a quantidade necessária de exercício físico para prevenir mortes.
Numa primeira fase, os cientistas analisaram os dados da National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) para determinar uma base de como os níveis de atividade física atuais afetaram as taxas de mortalidade.
Entre 2003 e 2006, foi pedido aos participantes que usassem os tais acelerómetros para rastrear a sua atividade física por sete dias. Depois, cruzaram-se esses dados com os do Índice Nacional de Mortes para perceber quantos dos participantes do estudo é que morreram e quando.
Adicionar apenas 10 minutos de uma atividade moderada por dia à rotina pode evitar 111,174 mortes por ano
Os autores do estudo começaram então a criar situações hipotéticas em que aumentavam os níveis de intensidade em atividades físicas e moderadas. Começaram a questionar-se o que aconteceria, então, se as pessoas adicionassem 10, 20 ou 30 minutos aos seus níveis de atividade e como é que estes aumentos poderiam afetar as taxas de mortalidade.
Os resultados foram surpreendentes. Segundo a investigação – que envolveu 4840 homens e mulheres de diferentes etnias – adicionar apenas 10 minutos de uma atividade moderada por dia à rotina pode evitar 111,174 mortes por ano. E não fica por aqui. Este número sobe para 209,459 mortes evitadas com apenas 20 minutos de exercício e 272,297 mortes evitadas com 30 minutos.
“Já tínhamos conhecimento, através de trabalhos anteriores, que fazer exercício físico faz bem, por isso, foi mesmo interessante traduzir esses dados numa métrica específica e aprender sobre os benefícios globais para cada um de nós”, comentou Pedro F. Saint-Maurice, autor do estudo.
Segundo a Direção Geral de Saúde, uma atividade moderada pode ser uma caminhada, andar de bicicleta em terreno plano, marcha rápida, hidroginástica, alguns tipos de dança, atividades físicas aeróbicas (repetitivas) ou um desporto leve.
O ioga, por exemplo, pode também ser uma boa atividade para introduzir na sua rotina diária, seja num estúdio ou em casa, uma vez que têm centenas de vídeos disponíveis no YouTube para realizar este desporto em frente a um computador, por exemplo.
O mais importante a reter é: 10 minutos de atividade por dia poderá mesmo mudar a sua vida.