Deve-se comer antes de dormir? É a pergunta inicial. Se já foi para a cama e não conseguiu adormecer porque o estômago a relembrou que tem fome, isso quer dizer que só a muito custo é que vai conseguir adormecer.
Embora tenham surgido alguns estudos que confirmavam que comer antes de dormir engordava, outras teorias contradizem esse facto. Na verdade, não é a altura do dia que importa, é o que come. Recorde isto: passar fome é errado. Seja para perder peso ou porque está demasiado cansada para se levantar e ir buscar algo para comer.
“Não é bom ir para a cama com fome, uma vez que isto pode provocar quebra de açúcar no sangue e, consequentemente, causar insónias e perturbar o sono”, diz a nutricionista Fiona Truck, ao Huffington Post Austrália.
É tudo uma questão de se alimentar bem ao jantar e optar por alimentos ricos em nutrientes e fibras. Caso contrário, pode ser difícil não ficar com fome. “Graças aos longos dias de trabalho, as pessoas chegam tarde a casa e ainda não jantaram. Se se tiver de escolher entre ir para a cama com fome ou jantar e sentir-se cheia, então sugiro que se jante”, afirma a dietista Chloe McLeod ao jornal.
Mas, afinal, como é que se faz esta escolha? Há alimentos que a ajudam a dormir, mas outros estragam o seu sono por completo. Segundo o site Well And Good, se tiver fome antes de ir para a cama, afaste-se desta lista de alimentos que apresentamos em baixo.
Alimentos que não deve comer antes de dormir
1. Café e chá
Parece sempre uma boa ideia tomar um chá antes de se deitar. Supostamente, acalma. Na verdade, o chá costuma conter alguns miligramas de cafeína e pode até provocar alguma tensão a quem não está habituado a este composto. Opte por sabores como camomila, erva doce ou maçã e afaste-se do chá preto, verde ou branco.
2. Chocolate preto
É o tipo de chocolate mais saudável do mercado, mas, em alguns casos, também pode conter alguns gramas de cafeína. Como explica o nutricionista Charles Passler ao Well And Good, “contém também teobromina, que provoca efeitos similares aos da cafeína”. Isto pode prejudicar, e muito, o sono.
3. Comidas picantes
Os ingredientes picantes, molhos picantes, ou alimentos como malaguetas, podem causar indigestão ou acidez estomacal. Este desconforto não a vai deixar dormir, garantimos. Por isso, sugerimos que ingira estes alimentos à hora de almoço.
4. Comida processada
“Ter alimentos gordurosos e não saudáveis no sistema digestivo e no fígado, como fritos e processados, nunca é boa ideia. Na hora de ir dormir, o fígado e os ris estão sobrecarregados”, refere Charles Passler ao site Well And Good.
5. Álcool
Pode parecer que, por nos deixar tontas e até com sono, o álcool ajudar a dormir. Na verdade, é mais provável que acorde durante a noite mal disposta e sem sono do que descansada e relaxada. Além disto, é possível que de manhã também se sinta cansada e com pouca vontade de sair da cama.
Costuma comer antes de dormir? Se sofre de insónias, veja o que pode fazer para dormir melhor.