8 passos para ser mais feliz em 2018

8 passos para ser mais feliz em 2018

2017 está a chegar ao fim. Chega a altura de começar a pensar nas resoluções para o próximo ano. Conheça as táticas simples a adotar para garantir que consegue ser mais feliz em 2018.

Por Dez. 27. 2017

Treinar com mais regularidade. Comer melhor. Emagrecer. Acordar mais cedo. Ser mais arrumada. Ser mais poupada. Estas são algumas das resolução de ano novo mais comuns. Mas será que o nosso bem-estar depende única e exclusivamente destes fatores?

Para uma mente equilibrada é essencial sentir-se tranquila e de bem consigo mesma. Propomos que, para o novo ano, acrescente mais alguns objetivos. O objetivo? É simples: ser mais feliz em 2018 – e nos anos seguintes!

8 novas regras para ser mais feliz em 2018

1. Anote os seus pensamentos e sentimentos

A nossas emoções e sentimentos podem ser uma verdadeira roda viva. Conseguir identificar problemas e soluções afigura-se, por vezes, um grande desafio. Uma das melhores técnicas para conseguir refletir sobre aquilo que sente passa por organizar as ideias. Anotá-las num papel é uma forma de consciencializar-se da existência destes sentimentos e uma forma de tornar as soluções mais claras na sua cabeça.


2. Comece bem as manhãs

Não sendo 100% certo, é quase garantido que a forma como o dia começa determinará a forma como o mesmo vai decorrer. Para ser mais feliz em 2018, comece bem as suas manhãs, quer seja com um pequeno-almoço saudável, com música calma, uma sessão de meditação, caminhada ou treino. Acorde cedo, deixe tudo organizado, não corra, diminua os níveis de stresse e sinta-se tranquila.


3. Observe mais o que está à sua volta

Nos tempos que correm, é difícil fugir à dependência dos gadgets, tais como o telemóvel ou o tablet, e, consequentemente, das redes sociais. Imponha uma nova regra para ser mais feliz em 2018: sempre que estiver na rua, quer seja a caminho do supermercado, do trabalho, num passeio pelo bairro ou numa ida ao café, não olhe para o telemóvel. Observe aquilo que a rodeia: as pessoas, a cidade, os animais, a natureza.


4. Sinta-se grata

Ser agradecida por aquilo que a rodeia vai fazê-la olhar de forma positiva para a sua vida, o que poderá traduzir-se numa maneira de ser mais feliz. Termos consciência daquilo que temos e das pessoas que fazem parte dos nossos dias é um dos passos mais essenciais para nos sentirmos bem e felizes. Agradeça mais. Reflita mais sobre o lado bom da sua vida – vai pensar menos naquele que é pior.


5. Caminhe

Caminhar faz bem, não só ao corpo, como à mente. É uma excelente estratégia para conseguir ser mais feliz porque, tal como escrever, é uma forma de pensar e refletir em ideias e problemas. É uma espécie de terapia sem preço, que alivia o stresse e a ansiedade. Deixe o carro em casa e caminhe para o escritório. Caso vá de transportes, saia uma ou duas estações antes e faça o resto do percurso a pé. Se não tiver alternativa, e só conseguir chegar ao seu local de trabalho de carro, aproveite a hora do almoço e os fins de semana para passear.


6. Viaje mais

Viajar, conhecer outros sítios, ver outras pessoas e outras formas de vida faz-nos ter uma consciência mais panorâmica do mundo que nos rodeia, das suas diferenças, contrastes e culturas. É uma forma de nos desligarmos dos problemas, mas poderá ser também uma excelente maneira para refletir mais, passar bons momentos e regressar revitalizada, com uma nova energia. Poupar para viajar deverá ser um dos seus objetivos para 2018. Vai ser mais feliz. Já escolheu o destino.


7. Dê valor às pessoas que a rodeiam

Quer tenha namorado, marido ou esteja solteira, lembre-se sempre dos seus amigos. Não os negligencie. Passe tempo com eles, faça programas giros e diferentes. Ter uma base sólida de amizade é essencial para o equilíbrio, não só porque sentimos que temos uma rede de apoio, mas também porque, desta forma, garantimos tempo bem passado. Seja presente na vida deles e faça com que eles sejam na sua.


8. Aposte em ferramentas para pensar positivamente

Dissemos-lhe para moderar a utilização dos telemóveis e das apps, mas, como em tudo, é uma questão de equilíbrio. Existem excelentes ferramentas para sentir-se mais positiva e ser mais feliz. Exemplo disso é a aplicação do Dailai Lama, lançada em dezembro e disponível apenas para os sistemas operativos iOS. Em que é que consiste? É simples: através desta aplicação pode acompanhar a vida do líder religioso e governo tibetano, as suas viagens, bem como os seus ensinamentos. Além desta, sugerimos ainda o Headspace, o Stop, Breath & Think ou o Calm, que disponibilizam sessões de meditação.


 

Gostou destas dicas para ser mais feliz em 2018? Aprenda ainda a ser mais zen no mundo digital.

Mais sobre mente e emoções