Saúde

8 passos para ter uma vida natural, saudável... e mais feliz!

Não é preciso ser radical para ter uma vida mais natural e saudável: inclua alimentos integrais no cardápio, deixe o carro em casa de vez em quando, vista tecidos orgânicos… Pequenos (grandes) hábitos que nos reaproximam com o que há de mais simples na vida.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
8 passos para uma vida mais natural
Escrito por
Mar. 13, 2017

Atitude verde. Vida mais natural. Estas são as palavras de ordem do momento. Em 2017, o verde Greenery é a aposta do Pantone Color Institute que, desde 1999, dita as tendências cromáticas. E a escolha desta tonalidade não foi feita ao acaso. “Enquanto as cores de 2016, Rose Quartz e Azul Serenity, expressavam a procura pela paz num mundo caótico, em 2017, Greenery traz a segurança e a esperança que precisamos em tempos de um ambiente social e político tumultuoso. Satisfazendo o nosso desejo crescente por rejuvenescer e revitalizar, a cor simboliza a ligação que procuramos com a natureza, com as outras pessoas e com um propósito maior”, explicou em comunicado oficial Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Este verde que assalta de rompante as passerelles internacionais, as montras das lojas e as paredes de nossa casa ou as nossas despensas, esconde uma intenção de recomeço, algo bastante pertinente nos tempos de hoje. A ideia é ter uma vida mais natural. Respirar, oxigenar e revigorar. Vamos a isso!


8 passos simples para uma vida mais natural

Pequenos (grandes) hábitos que fazem toda a diferença.

1. Comece o dia cheia de energia

Uma vida mais natural começa logo de manhã. Um conselho para quem se arrasta da cama assim que acorda: uma boa caneca de chá de ginseng (triture a raiz) com um pedaço de canela e cascas de laranja. Adoce, se precisar, com mel orgânico ou açúcar mascavado. Energia e calor na dose certa, para um início de dia cheio de power. Aproveite a pausa e leia um destes livros para ser mais saudável.

2. Descalce-se sempre que puder

Sabia que andar descalça é um género de massagem gratuita e natural? Além disso, ajuda a formar o arco do pé, evitando o aparecimento do pé chato; melhora o equilíbrio e ajuda a descarregar tensões. Afinal, as crianças até têm uma certa razão quando chegam a casa e a primeira coisa que fazem é (tentar) tirar os sapatos! Quando se voltar a calçar, saiba aqui como escolher os sapatos perfeitos.

3. Compre biológico

Os alimentos orgânicos são um pouco mais caros do que os convencionais. Mas o custo compensa, porque o volume de agrotóxicos adicionados aos não orgânicos é cumulativo e está relacionado com o aumento de casos de cancro e doenças degenerativas. A promoção da qualidade alimentar através do aumento da produção em modo biológico é o objetivo do Governo com a Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica.

Além disso, o cultivo biológico segue padrões sustentáveis de produção agrícola, o que ajuda a preservar o meio ambiente. Se investir só em alguns alimentos deste tipo, opte pelos básicos, como maçã, batata, alface, couves, ovos… E não se esqueça: são muito mais saborosos. Procure alimentos locais, pois estes têm um menor impacto no planeta, reduzindo ou eliminando, sobretudo, o consumo de carne, laticínios e açúcar. Saiba onde compramos alimentos biológicos, essenciais para uma vida saudável.

Se não puder comprar alimentos biológicos, diminua o efeito dos pesticidas lavando as cascas das frutas, verduras e legumes com uma escova. Banho de vinagre, solução de hipoclorito ou bicarbonato de sódio não removem todo o veneno.

4. Recicle a sua vida

Se está à procura de uma vida saudável, diga não ao desperdício alimentar, aos sacos de plástico e ao gasto de água. Compre em segunda-mão, reutilize e doe. Apague a luz, pague as contas online e receba todas as faturas eletronicamente. Faça uma refeição vegetariana por semana e reduza os custos naturais, energéticos e de transporte relacionados com a criação e distribuição de produtos de carne. Conduza mais devagar ou recorra ao cruise control – uma excelente forma de poupar combustível e reduzir a sua pegada de carbono.

 Se está em busca de uma vida saudável e natural, diga não ao desperdício alimentar, aos sacos de plástico e ao gasto de água

Vida saudável: 8 passos a adotar para ter uma vida saudável

 

5. Vista algodão – melhor se for orgânico

O algodão está presente em cerca de 47% dos tecidos do mundo. Mas, apesar de ser natural, a sua produção é a que mais polui o meio ambiente, pois abusa dos agrotóxicos. Já o algodão de cultivo orgânico não tem tratamento químico: os sistemas de produção dependem de consumos naturais que, em vez de prejudicarem a natureza, preservam a saúde do solo e dos trabalhadores. Para completar, esse tipo de algodão evita as alergias causadas por pesticidas e as irritações de pele provocadas por tecidos sintéticos (que retêm o calor).

Ao comprar qualquer nova roupa é importante pensar em todo o seu impacto. Inclusive depois de a deixar de usar. Peças feitas 100% do mesmo material são mais fáceis de ser recicladas. Combinado com os demais benefícios do tecido natural, esse fator deve ser levado em conta no momento de investir em roupas feitas completamente de algodão orgânico. Evitando, sempre que possível, malhas feitas a partir da mistura de diferentes fibras.

Boa notícia: Há cada vez mais marcas que lançam coleções feitas de tecidos ecológicos.

6. Elimine o açúcar

O açúcar é o vilão da alimentação moderna. O livro Plano Detox de Açúcar, elaborado por uma equipa médica especializada, explica como e porque se tornou o açúcar o vilão da alimentação moderna, por que motivo lhe faz mal e o que pode fazer contra isso. Saiba mais sobre açúcares alternativos. Inclui dezenas de receitas sem açúcar, saudáveis e deliciosas, para ajudar a começar.

7. Coma integral

São, basicamente, grãos e cereais – como arroz, trigo, aveia e centeio (e os seus derivados: farelo, farinha e pão). O consumo de alimentos integrais tem sido incentivado, devido às vantagens nutricionais que estes apresentam. Substituir os alimentos processados pelos equivalentes integrais é uma recomendação comum para uma nutrição saudável. E possibilita um melhor aproveitamento dos nutrientes que são preservados quando o processo de refinação não é aplicado.

 Substituir os alimentos processados pelos equivalentes integrais é uma recomendação comum para uma nutrição saudável

A inclusão de alimentos integrais em planos alimentares para redução de peso, também é importante, principalmente pela retenção do conteúdo de fibras. Entre outros benefícios, prolongam a saciedade, reduzindo a fome e, consequentemente, a quantidade de alimentos ingerida.

Vida saudável: 8 passos a adotar para ter uma vida saudável

A simples presença da palavra “integral” não significa que o alimento seja 100% integral. É muito importante ficar atento aos ingredientes presentes nos rótulos quando comprar alimentos integrais, como os pães. Aqueles que anunciam no rótulo que são feitos de grãos integrais, podem ter sido feitos exclusivamente com farinha de trigo branca e os grãos integrais foram apenas adicionados à massa.

8. Tenha uma vida saudável e natural

Pode ser difícil. Consegue imaginar-se a viver sem o seu carro? Para alguns, é um santuário pessoal. Também pode ser um grande fardo de emissões de gás. Mas não pare completamente o motor. Tente, ao menos, reduzir a dependência do seu veículo. Remeta-o para os passeios de fim de semana. A sua carteira vai agradecer, pois não vai ter de encher o depósito com tanta frequência.

Viver uma abordagem mais natural na vida, mais “menos-é-mais“, pode ser muito gratificante. Mas, para isso, não tem de largar o seu iPhone, boicotar a sua loja favorita ou vender o seu carro. Pelo menos, não tudo ao mesmo tempo. Ao incorporar algumas pequenas mudanças no seu estilo de vida, pode mudar o seu mundo, e o mundo em geral, naturalmente.

 

O que achou dos oito passos que identificámos para que tenha uma vida mais natural?

Últimos