© GRAFISMO: SARA MARQUES/ © getty images
#Afinal, sempre que transpiramos emagrecemos?

#Afinal, sempre que transpiramos emagrecemos?

Será que vale a pena treinarmos com bastante roupa vestida? Duas especialistas explicam a questão.

Por Nov. 17. 2023

*De geração em geração, passam-se conselhos que deviam ficar perdidos algures no tempo. No entanto, muitas ideias preconcebidas sobre beleza e bem-estar teimam em regressar. Para as desconstruirmos, criamos esta rubrica, que é uma espécie de fact-check, em que poderá encontrar respostas às questões que sempre teve.*

Tal como na meia estação, em que vemos, no mesmo espaço, chinelos e botas ou t-shirts e casacos de pelo, quando chegamos ao ginásio, o cenário que observamos é semelhante. Não porque uns estão no início do treino e outros no final, mas porque uns acreditam que, quanto mais roupa vestirem, mais transpiram e, por consequência, mais emagrecem.

Esta relação direta entre a quantidade de suor produzida e o número de quilos perdidos parece lógica, mas será que, cientificamente, faz sentido?

Perguntámos a duas especialistas e estas foram as suas respostas.

Sempre que transpiramos emagrecemos?

Antes de passarmos à resposta, é necessário perceber, exatamente, a razão pela qual suamos. “O processo de transpiração tem como principal função regular a temperatura corporal, através da excreção de água e minerais”, começam por explicar Ana Margarida Costa e Filipa Abreu, nutricionistas no Hospital de Cascais.

É por isso que, quando praticamos exercício físico intenso, a temperatura exterior está bastante elevada (olá, dias de verão com 35ºC) ou estamos com febre, começamos a suar. “Este processo ocorre para impedir a temperatura do corpo de subir”, sublinham.

Já quando falamos de emagrecimento, referimo-nos à diminuição da gordura corporal. Isto é conseguido através do chamado défice calórico: precisamos de gastar mais, do que ingerir.

Ou seja, “apesar de, muitas vezes, este gasto estar associado à prática de exercício físico intenso, é na perda de massa gorda que vemos os resultados e não na perda de água que ocorre pela transpiração”, clarificam as especialistas.

Deste modo, embora seja possível vermos o número da balança a descer depois de transpirarmos bastante, “não é expectável que essa perda de peso seja considerada emagrecimento”.

Aliás, a probabilidade de o recuperar rapidamente após a ingestão de líquidos e alimentos é grande.

Portanto, a resposta curta e direta é “não”. Não emagrecemos sempre que transpiramos, ainda que possamos notar uma diminuição do peso após exercício intenso, por exemplo, mas que será recuperado pouco depois.

Mais sobre afinal , corpo , dietas