© Freepik
Alimentos que ajudam a evitar a gripe

Alimentos que ajudam a evitar a gripe

Não são substitutos dos medicamentos, mas são grandes aliados no combate à gripe. Se quer fugir das dores de cabeça, garganta e corpo e da febre invista nestes alimentos para prevenir a gripe.

Por Out. 7. 2024

Felizmente, a época da gripe ainda não está no auge (mal estamos no outono), e é precisamente por isso que esta é a melhor altura para começar a reforçar o sistema imunitário contra as doenças típicas do inverno.

A melhor forma de não desidratar e tornar-se vulnerável a infeções é apostar em alimentos com características que ajudam a evitar a gripe.

Saiba quais a seguir.

Alimentos que ajudam a prevenir a gripe

Agrião

Rico em minerais, vitaminas e antioxidantes, este legume é ótimo no reforço do sistema imunitário. Consuma-o em sopas ou saladas e atenção: lave-o muito bem pois o agrião é uma planta aquática.

Limão

Segundo a DECO, 100 ml de sumo de limão cobrem as nossas necessidades diárias de vitamina C. Este fruto é um bom aliado no combate às infeções respiratórias.

Batata-doce

Tem muita vitamina A, que ajuda a combater os radicais livres e vitamina C, que é um bom estimulante imunitário.

Gengibre

É uma planta com muitos benefícios, como as propriedades antibacterianas, analgésicas e antipiréticas. Pode consumir o gengibre de várias maneiras. Experimente no chá.

Cebola

As avós sabem-na toda: xarope de cebola é ótimo como expetorante. Como fazê-lo? Junte açúcar mascavado a rodelas de cebola e deixe repousar durante 24 horas. Depois tome duas colheres do xarope por dia.

Laranja

Todos sabemos que a laranja, graças à forte presença de vitamina C, é um bom aliado das constipações. Um sumo por dia ajuda a limpar o organismo de vírus e bactérias.

Espinafres

As folhas verde escuras são ótimas para a prevenção da gripe. No caso dos espinafres, por exemplo, têm muito ferro, vitaminas e antioxidantes que reforçam o sistema imunitário.

Costuma apostar em alguns destes alimentos para prevenir a gripe?

Este artigo foi originalmente publicado em 2016 por Sara Chaves e atualizado.
Mais sobre doença