Manter os dentes brancos não é tarefa fácil. Conhecemos as técnicas básicas: lavar os dentes três vezes ao dia, certificando-nos que cobrimos todas as áreas, e usar fio dentário.
Contudo, nem sempre esta rotina de higiene oral é suficiente. Embora genuíno, acabamos sempre por mostrar um sorriso amarelo.
A razão pode estar por detrás dos alimentos que consome, uns que com certeza não escapam à sua ementa diária.
Para a ajudar a solucionar este problema, a Impress desvendou quais o cinco alimentos cujo consumo deve moderar, pois irão com certeza deixar uma marca nos seus dentes (e garantimos que não é positiva).
Para além disso, pode ainda descobrir algumas dicas de como evitar o efeito destes alimentos nos dentes, mesmo que façam parte do seu dia a dia. Veja aqui!
5 alimentos que mancham os dentes
• Café
É conhecimento geral o efeito que o café pode ter nos dentes. Devido à pigmentação forte, o café pode transferir a coloração para a dentina (segunda camada do dente), causando manchas e o escurecimento gradual ao longo da vida.
• Ketchup
Ácido, bem pigmentado e com tendência a agarrar-se aos dentes, o ketchup pode ser o culpado pelos dentes amarelados. Como solução, opte por ingerir alguns vegetais primeiro, pois ajudam a criar uma película protetora.
• Vinagre balsâmico
Devido à sua cor natural mais escura, o vinagre balsâmico pode levar ao escurecimento dos dentes. Procure removê-lo rapidamente com a ajuda de outros alimentos e, claro, com uma boa higienização;
• Beterraba
De cor intensa, a beterraba acaba por ter o mesmo efeito nos dentes também. A forte pigmentação causa manchas nos dentes, mas é sobretudo o sumo que a beterraba se torna ainda mais desafiante na tarefa de manter os dentes brancos.
• Vinho
‘Um copo de vinho por dia não sabe o mal que lhe fazia’. O vinho impulsiona o escurecimento dos dentes, pois a sua acidez permite a adesão dos pigmentos naturais da bebida com maior facilidade.
A solução passa por alternar copos de vinhos com copos de água, para que os pigmentos não fiquem demasiado tempo em contacto com a superfície dentária.