
7 perguntas e respostas sobre anestesia
Não nascemos para ser operadas; no entanto, ao longo da vida, temos, por vezes, que recorrer à cirurgia para bem da nossa saúde. Cristina Pestana, anestesiologista no Hospital CUF Descobertas, desvenda alguns mitos sobre a anestesia.
A anestesia permite que sejamos operadas ou nos façam exames sem dor, com ou sem consciência, mantendo o normal funcionamento de todo o corpo, que, sem ela, não aguentaria a agressão sem sequelas.
Existem muitas dúvidas relacionadas com a anestesia e o desconhecimento gera muitas vezes medos e mitos. Estas são algumas das questões mais frequentes.
Anestesia: dúvidas, medos e mitos
Vou acordar durante a anestesia?
O seu anestesista conhece o funcionamento do seu organismo bem como os fármacos e as técnicas anestésicas por forma a adequar a anestesia ao procedimento a que vai ser submetido.
Para além de sinais clínicos, existem também monitores que permitem avaliar a profundidade anestésica e ajustá-la às necessidades.
Será que vou ficar paralisado a seguir à anestesia epidural?
Este procedimento bloqueia transitoriamente a sua sensibilidade e o seu movimento a vários níveis, de acordo com a zona que vai ser intervencionada, mas esse bloqueio é reversível.
A probabilidade de ocorrer uma complicação dessas é mínima.
A epidural é a única anestesia regional?
Cada parte do seu corpo tem nervos que permitem o movimento dos músculos e também que tenha sensibilidade; dessa forma, podem bloquear-se transitoriamente esses nervos, permitindo a anestesia apenas da parte do corpo que vai ser operada.
Será que vou vomitar a seguir?
Existem pessoas mais propensas a ter náuseas e vómitos após a anestesia.
Também sabemos que há técnicas anestésicas e medicamentos anestésicos, bem como cirurgias que são mais propícias ao vómito.
As pessoas que enjoam de carro, barco ou avião, tal como as que têm quadros vertiginosos são mais propensas a ter náuseas e vómitos.
Vou ter frio a seguir à operação?
Durante a cirurgia não só se perde calor, como não se tem consciência do frio e temos uma capacidade diminuída de compensar essa perda térmica.
De acordo com as recomendações atuais, a sua temperatura é monitorizada durante a anestesia e, por outro lado, o seu médico anestesiologista promoverá o seu aquecimento ativo quer no intra-operatório, quer no pós-operatório imediato.
Vou ficar com menos memória depois da anestesia?
Durante a anestesia, o anestesista assegurará o funcionamento do seu organismo a ajustará as doses de medicamentos para que as suas funções cognitivas não sejam prejudicadas.
Preciso mesmo de ter uma avaliação pré-anestésica?
A avaliação pré-anestésica é fundamental para que o seu médico o conheça bem a si e ao funcionamento do seu corpo e, assim, planeie a técnica anestésica que melhor se ajusta à cirurgia a que vai ser submetida e a si.