Já todas ouvimos aquela frase cliché de que “um sorriso vale mais do que mil palavras”, e nos dias de hoje, alinhar os dentes é um processo relativamente rápido, com uma duração de cerca de um ano, e eficaz.
Contudo, é preciso dizer que o fim de um tratamento ortodôntico não significa o fim dos cuidados, e é aqui que o aparelho de contenção é essencial para manter o sorriso alinhado e saudável.
Utilizados essencialmente durante a noite, são a companhia de todos os que terminaram o tratamento com os alinhadores invisíveis ou com os ditos aparelhos convencionais.
Para esclarecer todas as dúvidas que possam existir quanto à sua utilização e manutenção, Khaled Kasem, chefe ortodontista da cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível Impress, responde às cinco perguntas mais comuns sobre os aparelhos de contenção. Ora veja.
5 respostas às dúvidas mais comuns sobre aparelhos de contenção
1. O que são aparelhos de contenção?
O tratamento ortodôntico é composto pela fase ativa, que garante o alinhamento dos dentes, e pela fase de contenção, que assegura a durabilidade dos resultados do tratamento.
Na fase de contenção, os alinhadores são então substituídos por aparelhos de contenção, isto é, aparelhos personalizados que impedem o movimento dos dentes e que os mantêm na posição ideal, conseguida durante o tratamento.
2. Quantos tipos existem?
Existem dois tipos de aparelhos de contenção: os fixos e os removíveis. Os aparelhos fixos consistem em estruturas simples e discretas, compostas por um fio metálico, que são aplicados na arcada superior ou inferior. Por sua vez, os aparelhos removíveis são compostos por partes plásticas e metálicas, encaixados no céu da boca, que, como o nome indica, são removíveis.
A grande diferença entre ambos prende-se com a necessidade de cada paciente, pelo que para pacientes que exigem um maior tempo de contenção são aplicados os fixos enquanto que os removíveis são para casos mais ligeiros.
3. Até quando é preciso utilizar aparelhos de contenção?
O tempo de utilização dos aparelhos de contenção varia de paciente para paciente, mas, normalmente, os adolescentes devem utilizá-los durante, pelo menos, dois anos.
Já os adultos, é recomendável que utilizem a vida toda, principalmente durante a noite.
4. O que acontece se não os utilizar?
Os aparelhos de contenção devem ser utilizados por todos os pacientes, sem exceção, e caso não sejam utilizados, a probabilidade de os dentes voltarem à posição inicial é quase certa.
Os dentes têm memória pelo que se os aparelhos de contenção não forem utilizados, o resultado conseguido durante o tratamento pode ser perdido.
5. Quais os cuidados a ter?
Há cuidados essenciais de forma a estimar o melhor possível os aparelhos de contenção. Sempre que os aparelhos removíveis não estiverem a ser utilizados, devem ser colocados na sua caixa própria para o proteger de quedas.
Quanto à higienização, no caso dos aparelhos fixos basta fazer a escovagem habitual com a escova e pasta de dentes, enquanto que os aparelhos removíveis devem ser escovados e lavados com água em abundância.