Quando temos a barriga inchada sentimo-nos mal não só fisicamente, como também mentalmente. O desconforto é tal que a única coisa que queremos fazer é ficar em casa, de preferência no sofá a ver uma série, e vestir a roupar mais larga que tivermos no armário.
A verdade é que o volume que se forma na nossa barriga é bastante constrangedor (além de muito desconfortável) em todas as alturas do ano, mas é nos dias de mais calor, em que usamos roupas mais finas e vamos à praia, que tem um impacto maior na nossa autoestima. As causas para uma barriga inchada são variadas e, ao contrário do que muitas mulheres possam pensar, não têm necessariamente a ver com a vinda da menstruação.
Segundo um estudo da National Center for Biotechnology Information (NCBI), 10% a 25% das pessoas têm regularmente a barrigada inchada, principalmente, por duas razões: ou sofrem do síndrome do cólon irritável ou de obstipação. Ainda assim, há mais motivos que podem causar este problema.
5 razões para ter a barriga inchada
1. Anda a cometer excessos
Este é um hábito difícil de contrariar, pois são inúmeras as razões que nos levam a comer mais do que aquilo que devíamos. Chegou a hora de controlar esta compulsão alimentar. Tem de reaprender a comer e passar a olhar para as refeições de forma mais consciente.
2. Está a comer rápido demais
E isso deve-se, muitas vezes, ao facto de passar muitas horas sem comer. Quando finalmente chega a hora, só pensa em devorar o prato. Ao fazê-lo engole bolhas de ar que causam inchaço na barriga. Por outro lado, se não mastigar bem os alimentos, não vai conseguir digeri-los corretamente, o que é meio caminho para a criação de gases nos intestinos.
3. Está a saltar refeições e come muitos fritos
Almoça, esquece-se do lanche e nem uma peça de fruta tem por perto. Sai do trabalho com muita fome e a primeira coisa que faz quando entra no café é comprar um pacote de batatas fritas. Totalmente errado. Os fritos demoram muito tempo a digerir e são ricos em sódio, um dos principais responsáveis pelo inchaço.
4. Sofre de flatulência excessiva
Se tem muitas vezes diarreia e várias intolerâncias alimentares pode sofrer de flatulência excessiva, o que resulta também numa barriga inchada. Nestes casos deve evitar comer depressa, mascar pastilhas e conversar enquanto come.
5. Sofre de flutuações hormonais
Acontecem normalmente durante a gravidez. Nestes casos deve caminhar muito, beber muita água e comer bastante fruta e vegetais. Vai evitar a prisão de ventre.