#Afinal, beber água com limão, de manhã, ajuda a emagrecer?
Duas especialistas respondem à pergunta para um milhão de euros.
*De geração em geração, passam-se conselhos que deviam ficar perdidos algures no tempo. No entanto, muitas ideias preconcebidas sobre beleza e bem-estar teimam em regressar. Para as desconstruirmos, criamos esta rubrica, que é uma espécie de fact-check, em que poderá encontrar respostas às questões que sempre teve.*
Beber água com limão, logo de manhã, antes mesmo de tomar o pequeno-almoço, é uma dos supostos segredos mais mal guardados para emagrecer.
Todos o ouvimos ou lemos algures, sempre junto a promessas de um corpo invejável e menos 10 kilos em cima.
Mas será que ajuda realmente a emagrecer? Perguntámos a duas especialistas e estas são as suas explicações.
Beber água com limão, de manhã, ajuda a emagrecer?
Por mais dietas que inventem, apenas existe uma fórmula para emagrecer: ingerir menos do que o que gastamos. A isto chamamos “défice calórico”.
Assim, como a água com limão, fria, morna ou quente, “não possui calorias negativas, não terá qualquer impacto no processo de perda de peso”, explicam Ana Maria Costa e Filipa Abreu, duas nutricionistas do Hospital de Cascais.
Contudo, salientam ser uma boa “estratégia para aumentar o aporte hídrico ao longo do dia, independentemente do horário em que a ingere”.
Dado o seu sabor agradável, a água com limão (ou chá, por exemplo) é uma boa solução para quem tem dificuldades em ingerir líquidos, de manhã à noite.
Resumindo: Afinal, beber água com limão não ajuda a emagrecer, mesmo quando o faz de manhã, em jejum.