A nossa saúde depende da ingestão adequada de diferentes vitaminas e minerais diariamente, daí a importância em manter uma alimentação saudável e equilibrada. A vitamina B12, também designada por cobalamina devido à presença do oligoelemento cobalto na sua estrutura, como as outras vitaminas B, é solúvel em água.
É absorvida pelo sangue a partir do intestino delgado, mas para que isso aconteça é necessária a presença da proteína ‘fator intrínseco’, que é produzida no estômago.
Algumas pessoas (especialmente os idosos), têm níveis baixos deste e, muitas vezes, para ultrapassar essa carência, os médicos administram vitamina B12 sob a forma de injeções diretamente no tecido muscular. A falta de ‘fator intrínseco’ pode levar à anemia perniciosa (baixos níveis de glóbulos vermelhos), que é causada por uma deficiência de B12.
Quando há deficiência
É verdade que qualquer pessoa pode ter deficiência de Vitamina B12, mesmo que a obtenha através da alimentação, devido à incapacidade de a absorver, todavia os veganos e vegetarianos são um grupo de risco.
Isto porque, a B12 encontra-se quase exclusivamente em alimentos de origem animal (ovos, carne, peixe e laticínios) e, por conseguinte, estes grupos correm o risco de não obterem um aporte adequado através da alimentação. A avaliação do nível de vitamina B12 no organismo é feita através de uma análise ao sangue.

BioActivo Vitamina B12, Pharma Nord
A micro-vitamina com um grande impacto
Existe uma outra forma de garantir a absorção da vitamina B12: a ingestão de um suplemento, disponível em farmácias, que contém comprimidos com metilcobalamina, que são absorvidos diretamente na mucosa oral (para chupar ou mastigar).
Necessitamos de uma dose diária inferior a um miligrama, mas é uma das vitaminas mais importantes. A vitamina B12 apoia o sistema nervoso e o sistema imunitário, contribui para a formação de glóbulos vermelhos na medula óssea, está envolvida no metabolismo energético e no da homocisteína e contribui ainda para uma boa função psicológica.
Sintomas a ter em conta
A deficiência de vitamina B12 pode manifestar-se através de um grande conjunto de sintomas. Eis alguns deles:
- Cansaço/ fraqueza;
- Palidez;
- Redução do apetite e perda de peso;
- Dormência ou formigueiro nas mãos e pés;
- Anemia megaloblástica;
- Alterações da função cognitiva.